5 sinais de que sua empresa está precisando trocar de sistema

Sistemas que apresentam falhas de segurança e custam caro para serem mantidos são ultrapassados e já não suportam as necessidades das empresas modernas.


POR Comunicação Systêxtil, - 07/11/2019

A evolução tecnológica alterou diversos processos no mundo globalizado e a informatização passou a solucionar e agilizar as principais atividades do nosso cotidiano pessoal e profissional. Hoje, o sucesso de um negócio está atrelado a uma série de fatores, entre eles, qualidade dos produtos/serviços, reputação, maneira de lidar com o mercado, aceitação do consumidor e gestão interna.

Com foco nesse último, a indústria moderna já sabe da importância de um sistema que automatize a gestão da empresa, pois na correria do dia a dia e das agendas cada vez mais apertadas, apenas a tecnologia é capaz de gerir dados com eficiência, automatizar processos, padronizar a rotina e tornar o ambiente mais produtivo e os negócios mais inteligentes. Ou seja, em meio a tantas responsabilidades, um sistema de gestão proporciona ao gestor dedicar mais tempo às tarefas mais relevantes e ter uma visão muito mais clara da situação geral da empresa.  

Hoje, grande parte das empresas já contam com sistemas que auxiliem alguns ou todos os processos do negócio. O X da questão, no entanto, é que com o passar do tempo, alguns softwares tornam-se obsoletos e não acompanham as evoluções do mercado, podendo acarretar em diversas perdas nos negócios. Separamos cinco sinais que indicam a necessidade de trocar o sistema de gestão empresarial por um que realmente atenda às necessidades da empresa e gere os resultados esperados.


1. O sistema usado está ultrapassado

Se o sistema está apresentando falhas, lentidão e não é mais funcional – ou seja, os usuários estão demonstrando dificuldade em utilizá-lo – é porque o software está desatualizado e isso significa atrasos e perda em agilidade, mobilidade e praticidade. Por isso, faz-se importante um sistema de gestão atualizado, que inove constantemente seus produtos, fornecendo mais segurança de dados, otimização de processos, eficiência, modernização, tecnologia, entre outras vantagens.

2. Falta de suporte técnico de qualidade

É importante que o contratante do sistema tenha um suporte técnico profissional e contínuo, que solucione qualquer entrave no software de maneira rápida e proativa. Ligações ignoradas, chamados não respondidos e atendimento negligente, por exemplo, são sinais de que manter esse relacionamento entre ambas as partes pode prejudicar o negócio.

3. Não acompanha as necessidades da empresa

É preciso que o software esteja sincronizado com a realidade da empresa, acompanhando seu crescimento e evolução. Se o sistema não consegue implementar novos processos e melhorias, não dando conta das funcionalidades e inovações que a empresa propõe, é porque ele está limitado e já não atende às necessidades específicas do negócio.

4. Incompatibilidades com exigências da legislação

Os sistemas de gestão também são muito utilizados para controlar as informações que são repassadas aos órgãos fiscalizadores. Sendo assim, se a legislação sofrer alterações e o software não acompanhar as mudanças, a empresa pode ter prejuízos financeiros, como multas e gastos com regularizações. Contar com uma plataforma preparada que facilite o cumprimento dessas obrigações é fundamental para a correta condução do negócio.

5. Falhas de segurança e alto custo para manter o sistema

Incapacidade de controle e insegurança comprometem a integridade dos dados sobre o negócio e isso é muito sério. O sistema deve ser confiável, pois é ele que armazena todas as informações – por vezes confidenciais – do cotidiano da empresa. Por isso, o ideal é optar por um sistema em nuvem, recurso que os softwares ultrapassados não possuem e que, hoje, é muito mais seguro. Além disso, a falta de segurança e a insistência em permanecer com sistemas legados podem causar custos excessivos com recorrentes manutenções e plugins complementares e esse custo tende a ser bem maior do que atualizar sua gestão para um novo sistema.

Sem contar que, se o sistema não está ajudando sua empresa a tomar as decisões assertivas, nem está oferecendo relatórios fiéis que auxiliem na tomada de decisão e estratégia do negócio, para bons resultados no final do mês, sem dúvidas, é o momento de mudar para outro sistema que realmente solucione os seus problemas e faça uma gestão com eficiência. Essa mudança exige conhecimento, planejamento e estratégia de implementação e para isso, é importante contar com suporte de uma empresa especializada e experiente.
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