Riscos e benefícios de um sistema próprio x sistema contratado

Afinal, é melhor desenvolver o software internamente ou contratar uma empresa especializada para implementar um sistema de gestão na empresa?


POR Comunicação Systêxtil, - 06/12/2019

 Tempo de leitura: 3min

Um dos principais objetivos que levem uma empresa a contratar um sistema de gestão é a garantia de organização de todos os dados e informações. A procura por um software que realize tal tarefa é cada vez mais crescente na indústria, seja têxtil ou de qualquer outro segmento.

Quando uma empresa decide investir em um sistema para facilitar seu dia-a-dia e administrar, de maneira eficiente, seus processos, uma inquietante questão pode surgir na mente do gestor e sua equipe. Afinal, é melhor desenvolver o software internamente com profissionais de TI ou contratar um sistema de uma empresa especializada? Para se obter uma resposta, vários aspectos deverão ser considerados, conforme veremos abaixo.

Sistema próprio x Sistema contratado

Se a opção for desenvolver um sistema próprio, a empresa precisa ter ciência dos esforços e recursos que serão aplicados no projeto. Algumas dificuldades já surgem no início e o caminho entre desenvolver o sistema e colocá-lo em funcionamento é bem longo, podendo surgir imprevistos durante a implementação – sem contar o período de testes, que tende a ser bem demorado.

Uma vantagem do sistema próprio é que ele é totalmente customizável, podendo, ao ser desenvolvido, incluir diversos recursos que a empresa entende como necessidade à serem acompanhados. Mas é aí que entra um grande “pega-ratão”. Ao customizar o sistema, pensando contar com um diferencial, na realidade, pode estar comprometendo o andamento das atividades e desviando o foco dos negócios. Isso gera perdas de potência, de competitividade e dos parâmetros de normalidade de mercado, pois ao invés de uma fábrica de vestuários, a empresa se torna uma fábrica de relatórios.

Também é fundamental contratar uma equipe de TI, não só para a implementação, mas para manter o sistema funcionando e atualizado. Lembre-se que a tecnologia está em constante mudança e o que, há um tempo atrás, mudava vagarosamente, hoje pode ser transformar em questão de minutos. Com um sistema próprio, é imprescindível que profissionais qualificados estejam sempre disponíveis para tais tarefas - é como criar uma empresa de tecnologia dentro da sua empresa (o que parece não ser bem a especialidade de um gestor da indústria da moda).

No quesito custos, um software de gestão necessita de uma estrutura bem complexa, com servidores e computadores potentes que exijam cuidados e manutenções especializadas. Para evitar que equipamentos defasados comprometam o desempenho do sistema, é fundamental uma infraestrutura moderna e completa.

Resumindo, ao optar por um sistema próprio, a empresa corre o risco de investir tempo, dinheiro e energia por meses ou anos e mesmo assim não terá um software que atenda, com eficiência, suas demandas.

Já se a empresa optar por contratar uma empresa especialista em software de gestão, terá um sistema sempre atualizado, com funcionalidades personalizadas e adaptadas para a política do negócio e parâmetros de mercado. Colocando na ponta da caneta: é menos preocupação com tecnologia e mais tranquilidade para se envolver na estratégia do negócio.

Uma empresa especialista em sistema assume toda a infraestrutura, manutenção e atualizações do software, fornecendo suporte completo e a instalação frequentemente de novas tecnologias que agilizem o desempenho do sistema. Isso gera uma redução drástica de custos.

Por fim, um software desenvolvido por quem entende do negócio e suas necessidades fornece uma gestão completa e eficiente à empresa, melhora a produtividade e garante segurança que só um sistema 100% na nuvem pode oferecer!

Agora, você tem condições de fazer uma escolha inteligente. Conheça o ERP da Systêxtil e surpreenda-se com os benefícios e resultados de um sistema feito sob medida para o seu negócio. Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas!


Últimas do blog Systêxtil: 

Formitz dá mais um passo rumo à Indústria 4.0 com a migração do seu ERP para a versão WEB

O verde é o novo preto: a busca pela moda sustentável num mercado cada vez mais consciente

Saiba a importância de um sistema integrado para a gestão da sua empresa


Voltar para o Blog 

Inscreva-se para receber novidades