Setembro registra avanço na produção de vestuário e produtos têxteis

Setores encerraram o mês com índices de 6,6% e 2,2%, respectivamente, de toda a produção nacional


POR Comunicação Systêxtil, - 14/11/2019

A produção de artigos de vestuário e acessórios e de produtos têxteis impactou positivamente o resultado da produção industrial do mês de setembro, que registrou aumento de 0,3% em comparação com agosto. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados no início deste mês, o setor de confecção de artigos de vestuário e acessórios fechou com índice de 6,6% e a fabricação de produtos têxteis com 2,2% sobre toda a indústria nacional. Foi um avanço considerável, visto que no mês de agosto, os ramos apresentaram -7,4% e 1,7%, respectivamente. 

Na comparação entre setembro de 2018 e setembro de 2019, a produção industrial num geral teve aumento de 1,1%. Foi o melhor setembro para produção industrial registrado em dois anos. Já na comparação com o 3º trimestre do ano passado, a indústria registrou queda de 1,2%.

Apesar do acumulado do ano de 2019 apresentar queda de 1,4% na produção industrial, o indicador se manteve positivo na passagem do mês de agosto para setembro, que acumula alta de 1,5%.

(Gráfico reproduzido do site G1.globo.com)

Dados do IBGE também apontam para um aumento das vendas no varejo: crescimento 0,7% em setembro de 2019 na comparação com agosto. As atividades do ramo de tecido, vestuário e calçados contribuiu para compor essa taxa. Em setembro de 2019, o comércio varejista registrou avanço de 2,1%, frente ao mesmo mês do ano anterior.

O crescimento de produção de um mês para outro no setor têxtil e confecções, bem como a crescente venda de tecidos e vestuário, se dá às empresas que se reinventaram e se reestruturaram. "As empresas que ajudaram a formar esse número positivo na economia do mês de setembro são as que estão crescendo por meio de estratégias diferenciadas de venda, ampliando canais com o uso de portais online e se especializando, além, claro, de questões de mercado", sintetiza o analista de soluções da Systêxtil, Neylor Zimmermann.

"Elas olharam pra dentro e cortaram os custos de forma radical, otimizaram processos e com certeza investiram em tecnologia de informação. É o tipo de resultado que o Systêxtil proporciona às empresas do setor", ressalta.

Essas características também são relacionadas à chegada da Indústria 4.0, onde as transformações não são só técnicas, mas organizacionais e administrativas, resultando na configuração de novos modelos de negócios. Essas mudanças envolvem competitividade, redução nos custos e ganhos de eficiência.

Quer saber como o ERP da Systêxtil pode ajudar sua empresa têxtil a ter esses diferenciais, crescer e aumentar os números da produção industrial brasileira? Fale com nossos especialistas aqui! Eles estão sempre à disposição para apresentar as melhores soluções para o seu negócio!


Últimas do blog Systêxtil: 

Planejamento, relatórios e painéis: confira algumas funcionalidades do ERP especialista na cadeia têxtil

5 sinais de que sua empresa está precisando trocar de sistema

Equipe de suporte disponibiliza ferramenta online com manuais e artigos de instrução do sistema


Inscreva-se para receber novidades