SNS 2017 #04
15 de fevereiro de 2017
SNS 2017 #05
21 de fevereiro de 2017
Exibir tudo

Ransomware, a nova praga nas indústrias

Ataques com ransomware - saiba o que é e como afeta as empresas | Systêxtil - Soluções para gestão têxtil

Uma prática de ataques hackers vem se tornando muito comum hoje em dia. Os chamados ransomware vem sendo o destaque com um aumento contínuo ano após ano, e afeta empresas de qualquer porte.

Ransomware é um tipo de vírus que pode infectar tanto um computador quanto uma rede inteira e a sua ação é basicamente “sequestrar” os seus arquivos e dados colocando-os em um sistema de criptografia muito poderosa. Para que possa ser liberado os dados, o responsável pelo ataque cobra um “resgate” que geralmente é feito em moedas digitais ou mesmo em dólares e reais, de uma forma que não podem ser rastreados.

Optar pelo pagamento do “resgate” pode não ser a melhor escolha, uma vez que não exista garantia alguma que os dados serão realmente liberados. Além disso, existe a possibilidade de a empresa ser novamente alvo de outros malwares. A melhor forma de segurança continua sendo a prevenção. Como qualquer vírus, este programa entra em uma rede através do próprio usuário. Acessar sites, fazer downloads e clicar em links de e-mails ou redes sociais que são suspeitos ou desconhecidos é a maior porta de entrada para infecções.

Para prevenir a perda dos dados é necessário o constante backup dos arquivos, e preferencialmente em um serviço externo já que esse tipo de infecção é facilmente disseminado pela rede da empresa. Os prejuízos podem ser incalculáveis uma vez que um servidor infectado por ransomware pode parar completamente uma indústria.

Alguns clientes já foram alvos desses tipos de ataques que visam sempre as vulnerabilidades da infraestrutura da empresa. Como uma praga global, várias empresas estão tendo esta dor de cabeça, mesmo com constantes backups. A recomendação da Microsoft é manter os computadores atualizados, utilização apenas de softwares legítimos e o uso de antivírus e firewall de confiança, sempre atualizados.

Ransomware - Hackers cobram pelo resgate

Nossa legislação está muito defasada em relação a esses novos tipos de crimes cibernéticos, e, apesar do esforço contínuo das autoridades, encontrar e punir os responsáveis é uma tarefa muito demorada e complicada. Alguns ataques podem ser feitos até mesmo por hackers estrangeiros, dificultando ainda mais a punição.

Outra solução que vem sendo muito difundida é a migração para serviços de hospedagem de servidores na nuvem, uma vez que, a infraestrutura complexa e de alta segurança fornece um alto gral de proteção. Além disso, servidores cloud contam com outras ferramentas como backups automáticos em discos separados e espelhamentos de servidor garantindo a alta disponibilidade e segurança para a sua empresa.

As soluções Systêxtil estão prontas para a nuvem, contando com criptografia entre os acessos, com seus dados passando pela internet de forma segura e protegida. Além de contar com a estrutura dos servidores Amazon, considerada a maior empresa de serviços na nuvem do mundo, você não se preocupará mais com atualizações e backups pois serão todos automáticos e controlados pela equipe de especialistas da Systêxtil.

 

 

Deixe uma resposta