2020, um ano de desafios e aprendizados

As circunstâncias forçaram uma aceleração rumo à digitalização das relações humanas. O que esperar para 2021?


POR Comunicação Systêxtil, - 15/12/2020

Qual era o seu plano para 2020? Uma viagem? Uma aquisição de grande valor? Mudança de cidade? Abrir seu negócio? Todos nós prevíamos um ano diferente e quase nada do que planejamos há um ano atrás, de fato, saiu do papel.

2020 ficará marcado como o ano em que a grande maioria de nós tivemos que nos inserir no mundo virtual por uma questão de necessidade. O distanciamento social forçou milhões de pessoas a trabalharem, estudarem e se relacionarem remotamente. De mero homo sapiens, viramos digital sapiens, tendo que aprender a utilizar os recursos do mundo virtual.

Já se passaram oito longos meses desde que grande parte do mundo passou a viver mais online. Em determinados nichos, as mudanças se mostraram bem eficientes, como o home-office, adotado pelas companhias em razão da pandemia e que, mesmo com uma parcial retomada das atividades presenciais no mundo todo, tendem a se manter e estão sendo solidificados em novos contratos de trabalho.

Se 2020 mostrou o potencial da tecnologia para nossas relações, a crescente aceitação das pessoas com um mundo digital promete um 2021 ainda mais online. As redes sociais e plataformas virtuais trarão eventos e encontros em larga escala, reunindo as pessoas em busca de uma conexão social. Os mercados e bancos, descentralizados para pagamentos, e-commerce e transações financeiras, cada vez mais onlines e móveis, também vão influenciar a atividade econômica de uma maneira nunca antes vista.

Ainda são muitas as incertezas do que podemos esperar do novo ano. Talvez a vacina para combater o Covid-19 faça com que voltemos ao "normal", mas talvez o "novo normal" tenha vindo para ficar. Um ponto que podemos considerar: a pandemia abriu os olhos para enxergarmos o que já estava na nossa frente. Se os projetos de digitalização e tecnologia estavam guardados na gaveta, é hora de fazer acontecer, pois o futuro se mostrou mais perto do que nunca – e as pessoas, cada vez mais próximas desse futuro.

Finalizamos o ano por aqui. Boas festas e até 2021!


Últimas do blog Systêxtil:

Você conhece os seus processos?

Generalizados X Especialistas: Qual a melhor escolha?

Sua empresa está preparada para a Black Friday?


Voltar para o Blog 

Inscreva-se para receber novidades