5 mitos que ainda existem sobre a implantação de um ERP na empresa

Não caia mais nessas mentiras sobre implantar um sistema de gestão.


POR Comunicação Systêxtil, - 24/06/2021

Quando sua empresa reconhece a importância de adquirir um sistema ERP para a gestão dos processos e encontra, no mercado, um fornecedor que atenda às suas necessidades, o próximo passo é a contratação e a implantação desse software na indústria.

Já falamos aqui o quanto a implantação de um ERP é considerada um processo difícil e explicamos que isso ocorre porque esse sistema divide-se em módulos, implantados em vários estágios e envolvendo muitas pessoas. Outro obstáculo na implantação de um sistema na empresa vem da resistência que funcionários e gestores tem para mudanças e novas formas de trabalho, embora isso faça parte de um processo evolutivo natural de uma companhia que busca mais automação e melhores resultados.

Mas implantar um ERP não é um bicho de 7 cabeças. Esse medo é baseado em conclusões precipitadas ou afirmações/especulações que precisam ser desmistificadas. Veja 5 mitos que ainda existem quando se resolve implantar um sistema ERP na empresa.

 

Mito 1: O sistema é muito grande/pequeno para a minha empresa!  

O Systêxtil ERP sem dúvidas vai atender sua empresa de grande porte, pois é um software completo e extremamente aderente a todos os processos têxteis e de confecção. Se você acha que ele é robusto demais para seus processos, não se preocupe. Por mais que ele seja comercializado integralmente (pois integra todos os setores), ele é dividido em módulos. Isso quer dizer que, se sua empresa não quiser utilizar todas as funcionalidades do ERP, basta implantar apenas o que precisará, e de forma personalizada para a sua operação. Além disso, sua empresa está sempre trabalhando para crescer e um sistema que acompanhe esse crescimento, flexibilidade para atender todas as necessidades do negócio, vai evitar que, no futuro, sua empresa tenha que mudar de sistema.

 

Mito 2: É muito caro!  

Ao escolher uma solução para a sua empresa, você busca por um sistema completo e aderente aos seus processos, com o melhor atendimento, acompanhamento desde a implantação e uma equipe preparada para resolução de qualquer entrave. Com o Systêxtil ERP, você e sua empresa contarão com um sistema que é exclusivo na gestão dos processos da cadeia têxtil, tendo contato direto com quem realmente decide e ajuda a sua empresa. Além disso, fornece um custo-benefício e um ROI (retorno sobre o investimento) maior e mais rápido do que você imagina. As propostas são personalizadas, únicas e aderentes às necessidades de cada empresa e o pagamento ainda pode ser facilitado com o cartão BNDES.    

 

Mito 3: A implantação é demorada

Outro mito que existe é que a implantação do ERP é demorada, especialmente quando a empresa possui uma grande documentação em planilhas ou outro sistema. Mas essa é uma falsa noção! A verdade é que, quando há comprometimento de todos os envolvidos no uso do ERP, a efetivação acontece de maneira focada, estruturada e dentro do tempo previsto. É claro que não dá para implantar um ERP da noite para o dia. Entretanto, a metodologia de racionalização aplicada à implantação do ERP da Systêxtil, bem como a eficiência na gestão do projeto e a facilidade de integração do sistema com outros softwares reduzem significativamente tempo e custos. Também vale destacar que o Systêxtil é um sistema especialista na indústria têxtil e sua implantação não requer customizações que sistemas genéricos demandam - por sua vez, tendo uma implantação ainda mais otimizada e sem interferir no dia a dia da empresa.  

 

Mito 4: É difícil de usar e se adaptar!

Muitos gestores deparam-se com a questão da complexidade no uso desses sistemas. Mas você não vai precisar quebrar a cabeça para descobrir como funcionam os recursos do sistema. Essa dificuldade vem caindo vertiginosamente, devido às interfaces cada vez mais intuitivas, claras e objetivas. Além disso, durante a implantação, as equipes são submetidas a capacitação por meio de um treinamento já incluso no projeto, a fim de prover aos funcionários o maior conhecimento possível sobre as funcionalidades que estão a seu alcance. Afinal, serão eles que terão contato diário com o sistema e responsáveis pelo processo mais importante dentro dele: a entrada de dados.


Mito 5: Não tem como implantar de maneira eficiente se a equipe não fica na minha cidade!

Hoje em dia, esse é um dos maiores mitos! O Systêxtil ERP é um software 100% web, logo, a implantação e o suporte técnico podem ser feitos remotamente, através da Internet e seguindo um padrão de qualidade e metodologia próprias. As reuniões também são realizadas via TeamViewer e Skype e, caso sua empresa ainda faça questão, podemos negociar uma proposta e deslocar um profissional até você. Com ferramentas de atendimento ágeis e modernas, o suporte e a equipe de implantação terão todos os recursos para agilizar essa implantação e tirar todas as dúvidas dos seus colaboradores e usuários do sistema.

Um sistema web também significa que, basta um acesso à Internet, e você e sua equipe já conseguem acessar o sistema pelo próprio navegador/browser, bem como trabalhar de onde estiverem. (esse é o combo!)

 


Não caia mais nessas mentiras sobre um sistema de gestão ERP. Sem dúvidas, o melhor que você pode fazer pelo seu negócio é implantar essa tecnologia nos seus processos – e começar a vivenciar os resultados dessa solução. Entre em contato com nossos especialistas e veja como implantar o Systêxtil ERP na sua fábrica têxtil – fácil, rápido e seguro!


Últimas do blog Systêxtil:

20 tendências de comportamento para um mundo pós-pandemia

Systêxtil 30 anos - "Ter os melhores processos têxteis de gerenciamento"

Sistema para chão de fábrica e suas funcionalidades


Voltar para o Blog 

Inscreva-se para receber novidades