Trajetória visionária e um enorme legado no varejo de moda brasileiro

Nevaldo Rocha, fundador do grupo Guararapes-Riachuelo, faleceu na noite da última quarta-feira, em seu apartamento.


POR Comunicação Systêxtil, - 19/06/2020

A história da indústria varejista e do empreendedorismo no Rio Grande do Norte passa pelas mãos do empresário Nevaldo Rocha. Fundador do grupo Guararapes-Riachuelo, Nevaldo faleceu na noite da última quarta-feira (17/06), aos 91 anos, de forma repentina, enquanto dormia em seu apartamento, na zona leste da capital Natal. Nevaldo deixa um legado de destaque para a atividade empresarial do Brasil e do nordeste do país, sendo considerado o maior empreendedor da região.

Persistência e sabedoria, onde tudo começou

Nascido na cidade de Caraúbas, no Oeste Potiguar do Rio Grande do Norte, Nivaldo deixou, ainda menino, sua cidade natal em busca de emprego. Se mudou para a capital do estado de Rio Grande do Norte e arranjou um emprego como vendedor em uma relojoaria.

No final da década de 1940, Nevaldo abriu sua primeira loja de roupas na capital, junto com seu irmão, Newton Rocha. Chamada “A Capital”, a loja expandiu os pontos de venda com abertura de novas unidades e a construção de uma pequena confecção na cidade de Recife, já em 1951, o que seria uma espécie de “embrião” da Guararapes.

Aos 21 anos, Nevaldo passou alguns meses nos Estados Unidos, onde pôde aprender sobre varejo e, em 1956, ainda na capital Pernambucana, fundou o grupo Guararapes, sendo dois anos depois transferido para a cidade de Natal, onde se mantém até hoje.

Em 1979, adquiriu as redes Riachuelo e Wolens, expandindo a marca para todo o país e transformando a companhia em uma das maiores empresas de moda no brasil, com mais de 300 lojas e cerca de 40 mil colaboradores. Em 2005, construiu o Midway Mall, o maior shopping do Rio Grande do Norte.

Em 2014, já com um patrimônio reconhecido em solo brasileiro, Nevaldo foi considerado a 30ª pessoa mais rica do Brasil pela revista Forbes. Em 2019, o empresário apareceu novamente na lista de bilionários da Forbes.


Guararapes e Systêxtil, uma parceria que já dura 11 anos

A Guararapes utiliza o Systêxtil ERP desde 2009. O diretor comercial da Systêxtil, Rafael Zimmermann, conta que Nevaldo Rocha foi um grande empresário e líder e, acima de tudo, um homem visionário. “Ele transformou a Guararapes em uma gigante de operações têxteis”, ressalta.

De acordo com o CEO da Systêxtil, Pedro Paulo da Silva, o grupo Guararapes e a Systêxtil compartilham aprendizados e comprometimentos mútuos. “Tivemos o privilégio de compartilhar da presença de uma pessoa tão sabia e generosa como o sempre respeitado e respeitoso Sr. Nevaldo”, declara Pedro.

Como grandes parceiros e entusiastas da indústria da moda, manifestamos solidariedade aos familiares, amigos e colaboradores do empreendedor. Temos certeza que o Grupo Guararapes estará bem representado e em boas mãos no comando de suas gerações que tanto se inspiram na história grandiosa de Nevaldo Rocha.


Últimas do blog Systêxtil: 

Congresso Nacional acena com boas novas para a indústria têxtil

Estampas lettering: a roupa que fala por você

Atualizar o seu sistema de gestão pode ser bem mais fácil do que você pensa



Voltar para o Blog 

Inscreva-se para receber novidades