Com certeza você já ouviu falar sobre o JAVA!

Saiba o que é, para o que serve e onde ele aparece em nosso dia-a-dia.


POR Comunicação Systêxtil, - 30/09/2020

Numa sociedade cada vez mais cercada de tecnologias que buscam atender e solucionar praticamente todas nossas tarefas, é comum nos depararmos com termos e palavras que não conhecemos bem seus significados. Aqui em nosso blog, por exemplo, já falamos algumas vezes que nosso sistema possui a tecnologia JAVA, mas talvez você nem saiba o que isso significa. Neste texto, queremos lhe apresentar o que é esse tal de JAVA, para o que ele serve e onde ele aparece no nosso dia-a-dia.

JAVA é uma das linguagens de programação mais utilizadas na atualidade para a criação de softwares e sistemas. Sua principal função é construir aplicações em rede, como jogos e programas de escrever códigos.

A linguagem JAVA foi criada em 1995 pela Sun Microsystems, aproveitando a “onda” das linguagens C e C++, da qual as pessoas já estavam mais acostumadas. Nessa década, ela se tornou responsável pela disseminação da programação orientada a objetos – um método de definir os objetos que são utilizados no desenvolvimento de softwares.

Uma das grandes vantagens que a linguagem JAVA trouxe pode ser considerada a flexibilidade, oportunizando que softwares rodem “anywhere”, ou seja, em qualquer plataforma, dispositivo e/ou sistema operacional (Mac, Linux, Windows). Na época, isso foi uma grande mudança, poupando aos programadores o trabalho de recompilar ou mudar o código fonte para que os softwares pudessem rodar em sistemas diferentes.

Presente em mobiles, aplicativos de web e corporativos, big data, machine learning (aprendizado de máquina), IoT (Internet das coisas), entre outros, a linguagem JAVA também se destaca bastante nos quesitos de performance, design e usabilidade, sendo muito mais amigável e moderna que as outras linguagens, facilitando o armazenamento de dados e fornecendo mais segurança em uma época que a informação é uma grande mercadoria.

São muitas as companhias, empresas e projetos que utilizam o JAVA, entre eles, o Spotify, Netflix, Twitter, Ebay, Linkedin, Banco do Brasil, Receita Federal, Google e Oracle (que, inclusive, adquiriu os direitos da linguagem em 2008.)

JAVA não é uma linguagem tão simples e, por isso, há muitas empresas que, diariamente, buscam profissionais com conhecimento e experiência nesta tecnologia. Para quem tiver interesse em aprendê-la, existem diversos conteúdos na web e uma comunidade super ativa com mais de 10 milhões de programadores dessa linguagem espalhados pelo mundo inteiro.

Com o passar do tempo, a tecnologia JAVA veio amadurecendo, se atualizando e trazendo melhorias. Tentar trazer um overview dessa linguagem tão difundida e utilizada no mercado, com tantos anos de estrada (25, para sermos exatos), é uma verdadeira missão impossível.

Para finalizar, trouxemos duas curiosidades sobre o JAVA!

Primeiro, você também já deve ter ouvido falar de JAVASCRIPT, não é? Pois saiba que JAVA e JAVASCRIPT não são a mesma coisa. O JAVASCRIPT foi sim desenvolvido para se assemelhar com a linguagem JAVA, mas seu formato é mais simples e seu principal objetivo é fornecer páginas mais dinâmicas à internet.  

Segundo, você reparou que o logotipo do JAVA é uma xícara de café? Isso porque café foi o que a equipe de desenvolvimento mais consumiu durante o processo de criação da linguagem! 😅☕


Últimas do blog Systêxtil:

Entenda melhor o Bloco K e suas especificidades

VIDEO: Sistema ERP na gestão e controle do beneficiamento dos tecidos têxteis

Faça o cadastro completo de seus clientes no Systêxtil ERP


Voltar para o Blog 

Inscreva-se para receber novidades