Como as empresas estão se utilizando de sistemas modernos para melhores resultados

A adoção de tecnologias de gestão é sinal de amadurecimento das companhias.


POR Comunicação Systêxtil, - 20/01/2021

Tanto no Brasil como no mundo, um dos principais motivos que levam as empresas a fecharem suas portas são os problemas relacionados a má gestão de seus processos, sejam eles administrativos ou produtivos.

É por isso que, desde a virada do milênio, o avanço da tecnologia vem proporcionando experimentos anteriormente inimagináveis no quesito de processamento de dados e informações. Hoje, a adoção de sistemas inteligentes que gerenciam os processos e rotinas é sinal de amadurecimento das empresas, que compreendem a importância, reconhecem os benefícios e entendem que os resultados podem ser muito mais expressivos com o auxílio da tecnologia.

Veja como as empresas podem usufruir de algumas vantagens de sistemas modernos para melhores resultados:

Conhecendo seus processos

Antes de mais nada, implantar um sistema de gestão na empresa demandará dos setores um mapa que mostre como os processos ocorrem na companhia. É chegada a hora de fazer o que muitas empresas não fazem há anos (ou nunca fizeram). Se alguém tinha dúvidas quanto ao fluxograma das atividades, já não terá mais, pois os “pingos nos Is” deverão ser colocados de vez.

Aprimorando os controles e serviços

Controlar tudo o que acontece na companhia, desde a entrada de um item até a saída, é fundamental para uma correta execução e agilidade dos processos, bem como redução de erros. Um sistema moderno terá sempre novas ferramentas para oferecer controles cada vez mais inteligentes e assertivos e funcionalidades para melhores práticas de mercado, como negociação com fornecedores e clientes e presença no comércio digital.

Refinando a produtividade e reduzindo os custos

Se o objetivo da sua empresa é produzir, nada faz mais sentido do que uma produção economicamente sustentável. Isso significa que, em cada nível da produção, suas atividades devem ser gerenciadas e otimizadas, eliminando os desperdícios de tempo ou matéria-prima e, consequentemente aumentando a produtividade ao mesmo tempo em que reduz os custos. Uma comunicação mais assertiva entre as etapas, por meio de um sistema único que reúne e agrupa as informações, também vai proporcionar mais qualidade e padrão aos produtos.

Designando mais tempo para análises e estratégias

Além do controle dos processos produtivos da fábrica, administrativos, financeiros, contábeis e fiscais, um sistema de gestão completo também facilita a tomada de decisões tendo como base todos os movimentos e ações documentadas na plataforma, que podem ser acessadas através de relatórios customizados com informações em tempo real de cada setor e/ou atividade. Esses dados orientarão, diariamente, as equipes, sejam elas analíticas ou não, na elaboração de estratégias de mercado, reconhecendo o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.


Não importa qual seja o segmento da empresa, todos querem alavancar seus lucros, diminuir seus custos e aumentar sua produtividade e competitividade, tornando-se referência em boas práticas de gestão. Mas, para isso, é necessário ter controle do negócio como um todo, bem como dedicar tempo para estratégias e estar sempre bem atento ao futuro da tecnologia – pois, todo o dia, ela nos surpreende com suas rápidas evoluções e eficazes soluções.



Últimas do blog Systêxtil:

Mais que Nuvem: Oracle fornecerá plataforma para inovações no Systêxtil ERP

TOP 5 matérias mais lidas no Blog Systêxtil em 2020

2020, um ano de desafios e aprendizados


Voltar para o Blog 


Inscreva-se para receber novidades