Como o ERP atende a cadeia têxtil? Veja funcionalidades do software para cada vertical

A Filiëre - termo de origem francesa e que significa fileira - da cadeia têxtil é complexa e compreende níveis muito distintos que vão da criação à distribuição do produto final.


24/01/2020

 Tempo de leitura: 3min  

O ERP da Systêxtil é um sistema de gestão empresarial que atua exclusivamente no segmento têxtil – no qual é especialista. Todos os recursos dentro do software servem para facilitar o dia-a-dia de uma fábrica têxtil, auxiliando na organização e tornando a gestão eficiente, consequentemente, elevando a produtividade e reduzindo os custos de todos os processos.

Esse método da Systêxtil em atender unicamente a indústria da moda soa um tanto restrito, não é? Porém, esse ramo abrange um sistema muito mais amplo, englobando diversos setores na fábrica que constituem etapas inter-relacionadas, cada um com suas especificidades. A Filiëre - termo de origem francesa e que significa fileira - da cadeia têxtil é complexa e compreende níveis muito distintos que vão da criação à distribuição do produto final.

A Systêxtil atende, por exemplo, empresas que fabricam roupas, bolsas, tapetes, cortinas, uniformes, capas para sofás, etiquetas e até paragliders e lonas para pneus. Suas funcionalidades são aderentes às principais fases de uma fábrica de moda, desde a fiação até a ponta final do varejo, dos tecidos especiais com aplicações diversas, na indústria química, de fios naturais ou sintéticos, em tecelagens, tratamento de fios e tecidos e, claro, as confecções.

Alguns dos recursos que o ERP especialista à cadeia têxtil pode oferecer a essas áreas são planejamento, desenvolvimento de produto e gerenciamento de todas as etapas até a logística e distribuição do produto final.

Abaixo, falamos um pouco do que o ERP pode oferecer para cada nível do sistema têxtil:


Confecção

Alguns dos produtos de confecção que o ERP da Systêxtil atende são decoração, bolsas, camisaria, jeans, chapéus, moda íntima, fitness, cama, mesa e banho, uniformes e automobilística. Entre os recursos do software para essas linhas estão o controle do ciclo produtivo, considerando a particularidade de cada produto lançado e gerando a necessidade de materiais para atender a demanda de produção; execução de simulações, análise da carga de produção e planificação dos estágios críticos da produção; controle da eficiência das equipes de trabalho, sejam elas internas ou externas e agilidade na expedição dos produtos para o cliente.

Para confecções de médio porte, a Systêxtil oferece o sistema denominado Fast que, por meio de ferramentas inteligentes, realiza o controle do fluxo dessas empresas, desde a compra de matéria-prima, passando pelo processo de fábrica, até chegar ao consumidor. Proporciona, também, uma solução eficaz, tanto de administração quanto de planejamento. Além disso, é totalmente em nuvem e pode ser acessado a qualquer hora e de qualquer lugar - igual o ERP para grandes confecções.


Beneficiamento, tinturaria e lavanderia 

A indústria da moda de acabamento está, cada vez mais, apoiada em máquinas e softwares especialistas com os quais o Systêxtil se integra com certa naturalidade. Nesse setor, que compreende uma série de operações, o Systêxtil fornece a ficha técnica dos produtos e, por meio delas, calcula, passo a passo e detalhadamente, a receita de tingimento, proporcionando o resultado esperado e permitindo a edição e manutenção dessas receitas. Também otimiza as partidas de tingimento que estão sendo programadas e enviadas para as máquinas.

Através da pesagem, o sistema controla os produtos químicos utilizados em cada peça, evitando reprocessos e desperdícios, além de integrar com sistemas supervisórios, cozinhas automáticas e outras automações. Suas ferramentas possibilitam endereçar as ordens de tinturaria e emitir as receitas de tingimento com gráficos, para fácil acompanhamento no chão de fábrica. Já para um acompanhamento de qualidade e de acordo com as normas do mercado, o ERP controla a produção rolo a rolo e rastreia os lotes de produção, da preparação da malha crua até a embalagem. Sua força de vendas de tecidos também estará suportada pelo Systêxtil Força de Vendas, totalmente integrado ao sistema “mãe” e funcionando on e off-line.


Tecelagem e malharia

Além de rastrear os processos e lotes da Malharia e Tecelagem do seu negócio, o Systêxtil ERP permite definir e acompanhar a capacidade produtiva por máquina, bem como de cada tear da empresa. Na gestão, planifica a produção de acordo com as restrições particulares ao seu processo, controla a disponibilidade e necessidade de matérias-primas para produção, analisa as quebras no processo e controla, no detalhe, o estoque de produtos acabados, com o objetivo de atender sua demanda de produção, seja ela interna ou para venda.

 

Fiação

Entre alguns dos recursos que o Systêxtil oferece para o setor de fiação estão o controle da qualidade das matérias-primas e da mistura, análises de laboratório, de titulagem do fio e classificação dos fardos de fibra. O sistema também auxilia no planejamento do processo de transformar a matéria-prima no fio desejado, disponibilizando análises durante todo o processo até o produto final.


A cadeia produtiva têxtil atravessa um período de profundas mudanças face ao processo de globalização e a abertura de novos mercados. O aumento da produtividade e a qualidade do produto, associados aos bons serviços, adequação ambiental e tecnologia no setor, tornam a indústria têxtil brasileira cada vez mais forte e competitiva, até mesmo internacionalmente.

E como vimos, cada empresa têxtil tem um processo diferente - algumas podem ter todas as etapas, outras apenas uma. Fale com um especialista da Systêxtil e veja como um ERP pode modernizar, agilizar e trazer grandes resultados ao seu negócio!


Últimas do blog Systêxtil: 


Invenções tecnológicas crescem na velocidade 4.0

Como está o seu planejamento para 2020? Conte com um sistema de gestão para preparar seu ano!

Um novo ano para uma nova Systêxtil: você está preparado para a revolução da usabilidade?


Voltar para o Blog

Inscreva-se para receber novidades