Confira 5 dicas para reduzir custos e acelerar o crescimento na indústria têxtil

A tecnologia ERP pode ser uma grande aliada no momento de reduzir custos operacionais.


POR Comunicação Systêxtil, - 26/02/2020

⌚ Tempo de leitura: 2min  

O mercado têxtil - muito significativo na economia brasileira, movimentando milhões de reais e gerando inúmeros empregos - está cada vez mais desafiador e competitivo. Os gastos em uma grande fábrica têxtil são extremamente altos e, para que se alcance cada vez mais resultados positivos nessa corrida mercadológica, torna-se fundamental adotar métodos que promovam economia em todos os setores.

Uma gestão eficiente de gastos certamente contribuirá para a eficiência, a competitividade e a sustentabilidade da empresa. A tecnologia ERP da Systêxtil é uma grande aliada no momento de reduzir os custos operacionais de uma fábrica têxtil, sejam eles de infraestrutura, erros humanos ou até mesmo de tarefas manuais. Separamos cinco dicas de utilizar o sistema de gestão para  reduzir os custos da sua empresa. Confira:


1) Tecnologia da nuvem ao seu favor

O uso da tecnologia permite que empresas possam competir de maneira efetiva no mercado nacional e internacional. Nos setores têxteis, implantar soluções de TI diminui gastos com mão-de-obra e infraestrutura. O armazenamento moderno de informações é completamente na nuvem, gerando uma redução drástica de gastos com equipamentos de servidores e seus respectivos custos de energia e manutenção. Um consultor da Systêxtil revela as vantagens de migrar os dados para a nuvem.


2) Automatização de controles e processos

Controlar e acompanhar os processos é uma tarefa mais que necessária. Em muitas empresas, os controles são feitos por meio de planilhas, que depende de pessoas (suscetíveis à falhas). Por ser uma atividade fundamental no cotidiano de uma fábrica, faz-se coerente a racionalização destes custos. A automatização desses controles, por meio de um sistema de gestão integrado, resulta em agilidade, produtividade e segurança, além de uma boa economizada em tempo e dinheiro.


3) Precisão na compra de matéria-prima

Um dos maiores custos relacionados à fabricação vem da compra de matéria-prima para confecção dos itens. Saber exatamente o que comprar para atender as demandas não é tarefa fácil. É preciso considerar vários fatores: vendas em tempo real, informações da produção e estoque, entre outros. Uma compra incerta acarreta em prejuízos e pode até atrasar a entrega do item para o cliente final. As sobras, por sua vez, não são aproveitadas na maioria dos casos, aumentando o custo de produção. A tecnologia ERP analisa a venda, o estoque e a produção, apresentando os números precisos aos tomadores de decisão de forma rápida e segura para um planejamento de compra assertivo. 


4) Saúde financeira da empresa em dia

Como falamos anteriormente, fazer controle por meio de planilhas eletrônicas ou anotações não é nada ágil e seguro. O ERP possibilita a gestão orçamentária completa da empresa, oportunizando o acompanhamento das contas a pagar e a receber, fluxo de caixa e das demais transações. Além disso, planejar e automatizar pagamentos evita atrasos e juros. Saiba mais sobre o ERP para o setor financeiro aqui


5) Uso consciente dos recursos

Por fim, algumas atitudes na empresa ajudam a diminuir os gastos, como a redução de água e energia na fabricação das peças, bem como a utilização consciente da matéria-prima (e a compra efetiva, conforme a dica nº 3). O engajamento da empresa e seus funcionários em campanhas sustentáveis, desde os pequenos atos, geram uma política interna e consciente que refletirá tanto na economia da empresa como do planeta. Lembre-se que o verde é o novo preto! ♻


E o ERP ainda conta com muitas outras funcionalidades que ajudarão sua empresa à otimizar a produção e reduzir os custos. Se sua empresa quer crescer no mercado e se tornar competitiva, já deu pra ver que produzir mais não é sinônimo de gastar mais, não é? Então adote esses métodos e seja a fábrica de moda que o seu cliente se orgulha em vestir! Entre em contato e solicite aos nossos especialistas uma demonstração do ERP especialista à indústria da moda! 


Últimas do blog Systêxtil: 

Cinco profissões do futuro que ainda não conhecemos

Produção eficaz: conte com sistema de gestão para controlar a produtividade dos seus colaboradores

Jeans, o curinga da moda


Voltar para o Blog

Inscreva-se para receber novidades