Congresso Nacional acena com boas novas para a indústria têxtil

Medida provisória de manutenção do emprego e da renda segue para sansão presidencial.


POR Comunicação Systêxtil, - 17/06/2020

Nos próximos dias, a indústria brasileira aguarda uma boa notícia vinda do Governo Federal. Aprovada pelo Congresso Nacional na última terça-feira (16/06), a medida provisória 936/2020 que visa viabilizar a manutenção de empregos já está em posse do governo federal e agora depende da sansão presidencial.

Publicada em abril, a MP “institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda e dispõe sobre medidas trabalhistas complementares para enfrentamento do estado de calamidade pública [...], da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (covid-19), [...] e dá outras providências” (Leia aqui).

Entre as medidas estão a garantia do pagamento, pelo governo federal, de uma parte do seguro-desemprego ao trabalhador com contrato suspenso ou com o salário e a jornada de trabalho reduzidos. Às empresas, prorroga por um ano a redução dos impostos sobre as folhas de pagamento dos setores que mais empregam, entre eles o têxtil.  

A notícia é vista com bons olhos principalmente após o resultado da última pesquisa do IBGE mostrar que abril foi o mês com o pior desempenho de vendas desde o ano 2000. Como o comércio esteve fechado praticamente o mês inteiro por causa do isolamento social, o resultado foi uma queda de 16,8 % nas vendas em relação ao mês anterior. Alguns segmentos, como foi o caso dos Tecidos, vestuário e calçados, foram os mais castigados, tendo um desempenho negativo de 60,6%.

Essa é mais uma boa medida que vem de encontro com as necessidades da nossa atual conjuntura. Ficamos todos na torcida para que essa MP seja sancionada o mais breve possível, trazendo benefícios a todo o mercado e, principalmente, à indústria têxtil.


Últimas do blog Systêxtil: 

Estampas lettering: a roupa que fala por você

Atualizar o seu sistema de gestão pode ser bem mais fácil do que você pensa

Acelere o lançamento das coleções com o gerenciador de projetos Systêxtil PLM



Voltar para o Blog 

Inscreva-se para receber novidades