ESPECIAL 30 ANOS: Conheça a história da Systêxtil

No dia de hoje, em 1991, começava uma trajetória em busca de inovação, tecnologia e soluções de gestão para a indústria têxtil.


POR Comunicação Systêxtil, - 01/07/2021

1º de julho de 1991. A segunda-feira que daria início a longa caminhada de 30 anos em busca constante por inovação, tecnologia e soluções para ajudar uma das principais indústrias do mundo a gerenciar seus processos e obter melhores resultados.

A Systêxtil começou muito antes de receber um alvará de funcionamento na rua Maximiliano Hindelmayer, nº 71, na cidade catarinense de Jaraguá do Sul. Foi um projeto bem-sucedido que incentivou ainda mais ela sair do papel, mostrando que, com mais foco e dedicação, um novo negócio poderia surgir. Vamos voltar um pouco no tempo pra você entender bem direitinho essa história – contada pelo próprio fundador, Pedro Paulo Silva.

 Systêxtil em 1991.

Foto: Arquivo Systêxtil

O sonho que tornou-se realidade.

Na década de 80, Pedro Paulo Silva, hoje CEO da Systêxtil, era gerente de TI na empresa de confecção têxtil Marisol S.A, em Jaraguá do Sul, quando recebeu uma missão: substituir o sistema de gestão da companhia (na época o ERP da Datasul|) e acelerar, por meio da tecnologia, os resultados da Marisol. Mas, ao realizar uma pesquisa de mercado, Pedro percebeu que não havia solução adequada e especialista no ramo. Foi então que o gerente de TI optou por aplicar seus conhecimentos em tecnologia e desenvolver um sistema internamente na empresa.

Depois de implantado, o projeto deu tão certo que Pedro sugeriu ao grupo tornar o ERP de sua propriedade, oferecendo-o ao mercado. Entretanto, um ERP não fazia parte do core principal da companhia (que é uma confecção). Neste momento, Pedro viu seu sonho de empreender ficando cada vez mais perto, se tornando cada vez mais realidade.

Com seis anos de experiência na Marisol e diversos conhecimentos das regras fundamentais da cadeia têxtil, Pedro resolveu seguir seu sonho. Ele não estava sozinho: contou com o know-how e experiência de seus colegas Alexandre Katcharowsky e Osmar Socrepa para, juntos, dar início ao próprio negócio, uma empresa que pudesse focar em desenvolver sistema de gestão para a indústria têxtil. Assim, fundaram a InterSystems – que mais tarde viria a se chamar Systêxtil.

 

Foto: Arquivo Systêxtil


“Depois de um ano ‘internados’, trabalhando diuturnamente, conseguimos nosso primeiro contrato de venda do Systêxtil”

Os anos seguintes de fundação foram de inovações e melhorias no sistema com a implantação em outras empresas da cadeia têxtil, indo de fiação à confecção, passando, inclusive, pelo varejo.

Os primeiros clientes da Systêxtil e apoiadores da ideia foram as empresas Marcatto Indústria de Acessórios, de Jaraguá do Sul, e a gaúcha Pettenati Indústria Têxtil S.A., outra empresa de significância nacional. Hoje, a Systêxtil conta com clientes e parceiros têxteis que agregam muito valor ao sistema ERP, fazendo o uso completo do sistema, como Grupo Lunelli, Grupo Guararapes/Riachuelo, Covolan, Pacífico Sul, Grupo Formitz, Live, Marcatto e Petenatti (que continuam com a Systêxtil), além de diversas outras renomadas companhias do setor no Brasil e na América do Sul.

“Dentre vários cases de sucesso, podemos destacar o nosso primeiro grande cliente, que foi a Pettenati, com quem muito aprendemos, evoluímos e que continuamos obtendo excelentes resultados juntos. Devemos citar ainda dois outros importantes cases que são o Grupo Lunelli, talvez o nosso cliente que mais cresceu nessas duas décadas e meia de parceria e o Grupo Guararapes/Riachuelo, nosso maior cliente, os quais nos impulsionaram muito, em todos os sentidos.”


“Paradoxalmente, o nosso maior desafio tenha sido justamente criar algo totalmente diferente do que conhecíamos a nível de tecnologia”

Ao longo desses 30 anos, foi preciso coragem e obstinação para encarar as transformações tecnológicas. O Systêxtil ERP teve de ser reescrito em linguagens mais modernas (Java/Web), na época, desconhecidas do mercado nacional. Buscou-se um banco de dados diferente do que conheciam, que fornecesse mais segurança, bem como no sistema operacional UNIX. A sociedade Systêxtil estava apostando em tudo novo, flexível, consistente, que crescesse junto, valorizando, assim, o investimento.

 

“Fomos felizes, porque continuamos com o banco de dados Oracle e o mesmo sistema operacional aberto, também de classe mundial e mais utilizado. Isso permitiu evoluirmos, sem ter que trocar, o que causaria muitos impactos. Tivemos muitas dificuldades, mas o resultado foi excelente e hoje podemos desfrutar desse grande e colaborativo trabalho”.

 

Foto: Arquivo Systêxtil


Desde o início, a prioridade da Systêxtil continua a ser atender com agilidade as demandas digitais de seus clientes, levando toda a inteligência das ferramentas tecnológicas para dentro das fábricas. A recente parceria firmada com a ORACLE para, além de banco de dados, o armazenamento em nuvem e a plataforma de desenvolvimento APEX, é prova disso. Uma relação que promete à Systêxtil novas e mais ágeis funcionalidades e aos clientes melhores práticas de gestão e serviços mais acessíveis.

 

“Hoje, muito se fala de inovação, mas de fato a Systêxtil sempre teve a cultura de inovar, mudar se importante e necessário, mesmo tendo que correr alguns riscos, se for o caso. Os métodos convencionais de desenvolvimento de software estão muito aquém das necessidades e por isso estamos evoluindo nossos processos para que possamos entregar mais, melhor e mais barato. É um grande desafio, mas é isso que vamos alcançar.”

 

Hoje, a tecnologia é o pilar das grandes transformações da Systêxtil, que segue se reinventando com o passar de cada ano. Lançamento constante de novas soluções solicitadas por seus clientes, que diariamente descobrem novos processos e necessidades; a busca por fornecer segurança aos seus usuários nesta Era da Informação; o home-office e a necessidade de reestruturar, investir e ampliar áreas como desenvolvimento, vendas, marketing, gestão de clientes e canais; utilização de ferramentas para melhor atendimento ao cliente e desenvolvimento de projetos mais ágeis.

Foto: Arquivo Systêxtil


São 30 anos de uma história impulsionada pela entrada de importantes companhias na carteira da Systêxtil e o aumento da demanda da atual base clientes, fomentando a criação de novas soluções e, consequentemente, readequação dos processos internos, equipes e colaboradores, praticando a inovação e se tornando uma empresa referência em sistemas de gestão têxtil com um produto 100% aderente aos processos dessa indústria.

 

“É preciso lembrar e sempre agradecer aos protagonistas e responsáveis pelas três décadas de sucesso da Systêxtil. Que essa trajetória entregue um legado a ser mantido e melhorado pelos que estão e que virão. Sinto-me extremamente grato e feliz por fazer parte de uma história, acima de tudo, de pessoas, com seus sonhos, missão, comprometimento, bondade, talento e dedicação. Nosso time, nossos aliados e nossos usuários, e porque não, meus familiares, especialmente meus filhos, que desde muito me acompanham nessa desafiadora e motivadora trajetória. Meus parabéns e meu muito obrigado a todos vocês.”


Foto: Gusthavo Alexandre


Últimas do blog Systêxtil:

5 mitos que ainda existem sobre a implantação de um ERP na empresa

20 tendências de comportamento para um mundo pós-pandemia

Systêxtil 30 anos - "Ter os melhores processos têxteis de gerenciamento"


Voltar para o Blog
 

Inscreva-se para receber novidades