Estampas lettering: a roupa que fala por você

A Era das slogan t-shirts são artigos da moda cult. Mas engana-se quem pensa que essa tendência é hoje!


POR Comunicação Systêxtil, - 12/06/2020

Assim como um jeans básico, aposto que você também tem no seu guarda-roupa pelo menos uma camiseta com slogan. Talvez uma t-shirt, um casaco ou um moletom com uma mensagem, uma frase ou uma palavra, de algum pensamento que você concorda ou apenas um gosto particular.

Pois mostrar sempre foi importante

Essa tendência de transmitir valores e exteriorizar pensamentos/sentimentos por meio da moda não é de hoje. As sufragistas – movimento feminista no final do século 19 – vestiam-se de roxo, uma das cores do movimento, para mostrar quem eram. Já as primeiras camisetas com mensagens foram relacionadas ao exército e propagandas políticas. Depois, nas décadas de 60 e 70, as t-shirts com escritas passaram a ser usadas por ativistas que queriam se opor às guerras e ditaduras.

A motivação e os sentimentos por trás dos slogans, no entanto, evoluíram com o passar do tempo e de acordo com o “clima social”. Esse reaparecimento das camisetas com slogans estampados tem muito a ver com o momento político da sociedade: todos estamos mais envolvidos na política do que nunca.

Desfile da House of Holand, 2017. As mensagens tinham até destinatários.

Vestir o que pensa 

Em tempos de reviravoltas, mudanças e instabilidades, a moda ganha voz audível e legível – é como usar nossos direitos de expressão no corpo. Atualmente, as camisetas carregam muito mais que propagandas: características de personalidade, manifestos sociais, empoderamentos, referências a músicas, séries de TV, signos, piadas, entre outros.

 

Coleção lançada em 2017 pela irlandesa Anna Cosgrave com a escrita “REPEAL” para revogação de uma lei que proíbe o abordo no país

Campanha da marca Fórum no Instagram, em parceria com artista plástica Verena Smith, com frases de motivação durante a quarentena – essas ainda não viraram camisas


Peças que transmitem mensagens, reafirmam o estado de espírito, deixam posicionamentos, ideias e valores mais claros: essa é a moda da “estampa Lettering” que, há muito tempo, está presente na sociedade. E se, por acaso, as pessoas não conhecem sua afiliação política ou opinião sobre algo, com uma t-shirt estampada você as declara bem alto e em bom tom.

A moda sempre foi uma forma de manifesto individual e, qualquer que seja a sua onda, a roupa, sem dúvidas, ajuda exteriorizá-la. Hoje, basta dar uma volta pelas ruas para perceber um número cada vez maior de pessoas com suas slogan t-shirts.

Agora, queremos saber de você! O que está escrito na sua camiseta?


Últimas do blog Systêxtil: 

Atualizar o seu sistema de gestão pode ser bem mais fácil do que você pensa

Acelere o lançamento das coleções com o gerenciador de projetos Systêxtil PLM

Características que fazem do Systêxtil o ERP ideal para a indústria da moda



Voltar para o Blog 


Inscreva-se para receber novidades