Hoje é o dia do Facebook! Conheça a história da rede social

Do jogo “hot or not” aos 2 bilhões de usuários, a história do Facebook começa um pouco antes do dia 4 de fevereiro de 2004, com o "thefacebook".


POR Comunicação Systêxtil, - 04/02/2021

Era 4 de fevereiro de 2004 quando Mark Zuckerberg e seus colegas de quarto da Universidade de Harvard, Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, lançaram uma rede social exclusiva para o campus, cujo nome era thefacebook.com, que deu origem ao Facebook no ano seguinte.

Mas a história do Facebook começa um pouco antes. Em outubro de 2003, Zuckerberg, Saverin, Moskovitz e Hughes já faziam experimentos com o Facemash – um site programado para ser um jogo entre os estudantes de Harvard, chamado “Hot or Not”, que mostrava aos visitantes fotos de estudantes onde se escolhia qual era o mais atraente.

O site foi rapidamente espalhado entre vários grupos, gerando 450 visitas e 22 mil visualizações de fotos nas primeiras quatro horas de funcionamento. No entanto, o mesmo foi fechado pelos executivos de Harvard alguns dias depois de seu lançamento.

Foi então que, inspirado no Facemash, reconhecendo o avanço da tecnologia e os benefícios de um site centralizado, Zuckerberg começou a escrever o código do “thefacebook”. Sua intenção era criar um website universal que pudesse conectar pessoas de toda a universidade. No primeiro mês do “thefacebook”, mais da metade dos estudantes de Harvard já estavam cadastrados.

Mais tarde a rede social já se expandia para a maioria das universidades dos Estados Unidos e Canadá. Durante a expansão, Zuckerberg recebeu diversas queixas, investigações e processos, com acusações de uso não autorizado das imagens, de violações de segurança, de contratos, entre outras.

Thefacebook: primeira versão 2004 (Imagem: Reprodução/Wayback Machine)

Thefacebook: primeira versão 2004 (Imagem: Reprodução/Wayback Machine)


Em 2005, o empreendedor norte-americano Sean Parker aconselhou a companhia a retirar o “the” de “thefacebook”, depois de adquirir o domínio “facebook.com” por 200 mil dólares. Neste mesmo ano, o então Facebook se expandiu para 21 universidades no Reino Unido, incluindo Cambridge e Oxford e muitas outras no mundo todo. 

Hoje, o Facebook é considerado a maior rede social do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos – 1 bilhão atingidos em 2012. Na plataforma, os usuários podem criar um perfil ou uma fan page, interagindo entre si através de curtidas, mensagens e compartilhamentos de imagens e textos.

Quanto ao futuro do Facebook, há muitas incertezas. Alguns dizem que o Facebook ficou ultrapassado e que, assim como o Orkut, vai sucumbir com o crescimento de redes concorrentes e o surgimento de novas gerações de usuários. Outros ainda aproveitam da grande difusão da plataforma, inclusive apostando em seus algoritmos de dados e serviços de anúncios – características essas que vêm gerando muitas desavenças e oposição com as demais companhias mundiais de tecnologia.

 

Algumas curiosidades:

- O nome “Facebook” decorre do nome coloquial para o livro dado aos alunos no início do ano letivo por algumas administrações universitárias nos Estados Unidos para ajudar os estudantes a conhecerem uns aos outros.

- O primeiro investimento de fora do Facebook veio ainda no ano de lançamento, por meio do empresário Peter Thiel que investiu 500 mil dólares na rede social em troca de 10.2% da companhia “Thefacebook LLC”.

- No Brasil, o Facebook chegou oficialmente em 2007, quando recebeu suporte à língua portuguesa.

- Desde 2011 a empresa também é dona dos aplicativos WhatsApp e Instagram.

- No terceiro trimestre de 2020, o Facebook registrou lucro líquido de US $7,84 bilhões de dólares.

- O filme “A Rede Social” (2010), dirigido por David Fincher, conta a história da criação do Facebook e seus desdobramentos. Mark Zuckerberg classificou sua representação no filme como ofensiva e inventada, mas, mesmo assim, o filme recebeu oito indicações ao Oscar.


E você, tem um perfil no Facebook?


Últimas do blog Systêxtil:

PPCP mais ágil e assertivo com o Systêxtil ERP

Como as empresas estão se utilizando de sistemas modernos para melhores resultados

Mais que Nuvem: Oracle fornecerá plataforma para inovações no Systêxtil ERP


Voltar para o Blog 


Inscreva-se para receber novidades