Implantação de ERP otimizada com a Systêxtil

Considerando os principais fatores que influenciam no tempo e custos do processo.


10/02/2021

A implantação de um sistema ERP é um grande passo para a empresa, mas dificilmente é considerada um processo fácil e rápido. Isso ocorre porque, em geral, um sistema ERP divide-se em módulos, cujas implantações são feitas em vários estágios envolvendo muitas pessoas. Até aí, tudo bem.

Mas a maioria dos fornecedores de ERP não conseguem cumprir com o prazo de implantação por diversos motivos, entre eles, por não possuir um bom planejamento e boas ferramentas de gestão desse processo, que engloba acompanhamento diário e controle de cada uma das atividades inerentes à implantação. Além disso, a falta de envolvimento de usuários-chaves, as limitações e complexidades do próprio ERP escolhido somada à dificuldade de integrar esse software com outros sistemas existentes dentro da empresa também dificultam o processo.

Todas essas barreiras influenciam no tempo de implantação, podendo levar cerca de 3 a 4 anos para ser concluída. São atrasos que geram insatisfação aos clientes, pois também acabam resultando em custos adicionais não previstos pela empresa compradora.

 

Implantação otimizada, com tempo e custos reduzidos

Ao optar pela implantação do Systêxtil ERP, as empresas têxteis e de confecção participam de um diagnóstico com o mapeamento do processo produtivo e de treinamentos. Fica delegado à Systêxtil, por sua vez, a carga de dados (que é realizada com ajuda de robôs) e a gestão do projeto de implantação, realizada por meio de um software de gerenciamento específico.

É claro que não dá para implantar um ERP da noite para o dia. Entretanto, a metodologia de racionalização aplicada à implantação do ERP da Systêxtil, bem como a eficiência na gestão do projeto e a facilidade de integração do sistema com outros softwares reduzem significativamente tempo e custos. Nesse sentido, também vale destacar que o Systêxtil é um sistema especialista na indústria têxtil e sua implantação não requer customizações que sistemas genéricos demandam - por sua vez, tendo uma implantação ainda mais otimizada.

Entender todos esses fatores antes de adquirir um ERP fornece à empresa uma perspectiva objetiva de como será o processo de implantação e seu deadline (prazo máximo para a entrega), oportunizando, inclusive, análises estratégicas durante toda sua execução. Isso tudo é, sem dúvidas, decisivo para o sucesso na conclusão do projeto e a garantia de maior competitividade diante dos concorrentes.

 

Se você se interessou neste conteúdo, temos diversos outros materiais sobre gestão empresarial com o ERP que podem chegar direto na sua caixa de entrada. É só se inscrever aqui ou ao final da página para receber nossas newsletters semanais.


Últimas do blog Systêxtil:

Hoje é o dia do Facebook! Conheça a história da rede social

PPCP mais ágil e assertivo com o Systêxtil ERP

Como as empresas estão se utilizando de sistemas modernos para melhores resultados


Voltar para o Blog 

Inscreva-se para receber novidades