Informação em tempo real: uma grande aliada na gestão têxtil

É dever de um ERP agir em segundos ou até menos em tomadas de decisões.


POR Comunicação Systêxtil, - 05/08/2021

O mundo dos negócios está globalizado, conectado e móvel. Numa indústria têxtil, tudo está acontecendo no mesmo instante, necessitando já de uma decisão. O que é feito no setor de desenvolvimento de produto, influencia em vendas; os pedidos de vendas influenciam a produção que, por sua vez, está totalmente ligada com a gestão dos suprimentos.

Os ERPs (Enterprise Resource Planning) surgiram como ferramenta de software para controlar todas as necessidades de gestão das empresas. Com esse modelo de gestão, todos os setores são interligados, registrando e executando cada evento e distribuindo a informação para todos os usuários do sistema de acordo com o nível estratégico, tático e operacional em que se encontram.

Primeiro, registramos a informação. Depois, transformamos essa informação em conhecimento e o conhecimento se transforma em estratégia.

A tecnologia do software, ao processar os dados, realiza a integração de suas informações. Um exemplo é o atendimento de um pedido, que considera o processo e a capacidade fabril, a relação com os demais produtos em produção, a mão-de-obra necessária, o fluxo de caixa previsto e real, o atendimento de prazos, a análise dos clientes e dos fornecedores e, ainda, o grau de risco de uma operação. Além disso, os aplicativos e sistemas utilizados por outros departamentos podem compartilhar a mesma base de dados, não sendo necessário a repetição de atividades como reentrada de dados.

Essa base de dados única fornece uma segurança enorme para a empresa, com uma informação de qualidade. Junto à qualidade, o time, ou seja, o tempo dessas informações é outra característica que torna o ERP um grande aliado das empresas têxteis. Traduzindo: uma informação de qualidade em tempo real (real time).

Decisões ao longo dos processos também são possíveis graças ao real time do sistema. Os relatórios fornecidos pelo sistema propiciam, para a pessoa correta, no momento correto, uma análise e comparação de dados fiéis e consistentes. Isto resulta em economia de tempo, domínio sobre as operações, reconhecimento das necessidades da empresa e redução do tempo de resposta ao mercado.

Com informações seguras em tempo real, a empresa ganha capacidade analítica e estratégica – desejo constante de quem está de olho no futuro. 


Últimas do blog Systêxtil:

Novas funcionalidades do ERP já estão sendo entregues em APEX

Systêxtil 30 anos - "O que faz a Systêxtil são as pessoas que trabalham nela"

Perspectiva otimista: Indústria têxtil teve alta de mais de 36%, segundo a ABIT


Voltar para o Blog 


Inscreva-se para receber novidades