Metodologia Ágil proporciona entrega parcial de projetos e mais assertividade

Veja a história, valores, princípios e benefícios desse método de desenvolvimento e entrega de Software.


POR Comunicação Systêxtil, - 07/07/2021

OBSERVE ESSA IMAGEM:

 

Essa ilustração retrata bem o que é a Metodologia Ágil, utilizada para gerenciar projetos que surgiu no início deste século, mais especificamente em 2001. Desde então, foi disseminada no mundo inteiro e, em 2018, mais de 70% das organizações de todo o mundo já estavam gerenciando seus projetos através de métodos ágeis. Inclusive nós, da Systêxtil, fazemos o uso da metodologia ágil para entrega das nossas soluções.

Em resumo, a Metodologia Ágil surgiu porque o método tradicional de desenvolvimento e entrega de softwares não estava dando certo, pois demoravam para ser entregues e, no final, não eram assertivos (sujeitos, inclusive, a retrabalhos por não dar ao cliente exatamente o que o ele precisa).

Com o ágil, a entrega do produto é parcial, fracionada. Em um primeiro momento, vão sendo desenvolvidas algumas funcionalidades, executadas e aperfeiçoadas se necessário, já identificando e entregando ao cliente o que de fato traz mais valor – e o cliente, por sua vez, já vai utilizando e validando. Depois que essa parte foi validada e está 100% funcionando, segue-se para a próxima, assim como na imagem acima, onde um skate, aperfeiçoado, virou um carro no final do processo.


HISTÓRIA

Em fevereiro de 2001, um grupo de 17 profissionais da área de tecnologia da informação (entre eles, criadores do XP e do Wiki) se reuniu nas montanhas nevadas de Utah, nos Estados Unidos, para esquiar e discutir os métodos de desenvolvimento de software. Durante esse encontro, eles criaram o Manifesto do desenvolvimento de Software Ágil, no qual chamamos de Manifesto Ágil, uma declaração que apresentava como deveriam ser os métodos de desenvolvimento de software. Com este manifesto, eles se comprometeram a seguir e disseminar seus princípios e valores, com objetivo de entregar softwares com menos burocracia e mais agilidade.


VALORES E PRINCÍPIOS DO ÁGIL

Os fundadores do Manifesto Ágil já se encontravam imersos no mundo de softwares e, a partir de suas experiências, trouxeram valores para proporcionar maneiras melhores de desenvolver softwares. São eles:

 Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;

 Software em funcionamento mais que documentação abrangente;

Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;

Responder a mudanças mais que seguir um plano;

 

Além dos valores, o Manifesto traz 12 princípios, entre eles prioridade em satisfazer o cliente, através de uma entrega adiantada e contínua do software; aceitar mudanças de requisitos; todos relacionados ao projeto devem trabalhar em conjunto, motivados e diariamente; atenção contínua à excelência técnica e bom design para aumentar a agilidade; times auto organizáveis; entre outros.

 

BENEFÍCIOS

Com a Metodologia Ágil, tanto clientes quanto desenvolvedores ganham. Primeiro, o cliente não precisa ficar esperando 2, 3 ou 5 meses para utilizar o programa. Recebendo as funcionalidades aos poucos, pode-se encontrar mais itens não pensados inicialmente e que podem ser incluídos nas próximas entregas. O cliente também se comunica diretamente com um desenvolvedor do projeto,explicando necessidades e ajustando o sistema em conjunto. O desenvolvedor também pode entrar imediatamente em contato com cliente, expondo e sugerindo alternativas para criar, modificar ou melhorar funcionalidades.

Tudo isso traz melhorias mais rápidas e constantes, execução de tarefas simplificada com ciclos de entrega mais curtos e mudanças sendo incorporadas com facilidade, trazendo dinamismo ao projeto.


E o que isso tudo quer dizer?

A comunicação é a chave que auxilia no entendimento das reais necessidades dos clientes e isso é fundamental para o desenvolvimento de um software. Ao final, o cliente recebe um programa, que talvez não seja exatamente o que ele imaginou inicialmente, mas sim o que ele realmente precisa e que, sem dúvidas alguma, atenderá às suas necessidades.


Últimas do blog Systêxtil:

[VÍDEO] Homenagens de clientes, colaboradores e parceiros Systêxtil

ESPECIAL 30 ANOS: Conheça a história da Systêxtil

5 mitos que ainda existem sobre a implantação de um ERP na empresa


Voltar para o Blog 

Inscreva-se para receber novidades