"Nosso desafio é produzir, gerar resultado e conquistar independência"

Confira o artigo especial do Dia Internacional da Mulher, escrito pela Diretora Administrativa e Financeira da Systêxtil, Karla Zimmermann e Silva.


POR Karla Zimmermann e Silva, Diretora Administrativa e Financeira da Systêxtil - 06/03/2020

“No futuro não haverá líderes femininas; haverá apenas líderes.” Essa citação da bem-sucedida empresária norte-americana Sheryl Sandberg, escritora e chefe operacional do Facebook, revela que, paulatinamente, os tempos mudam e a liderança feminina no mercado de trabalho se faz cada vez mais presente. No Brasil, 29% dos cargos de chefia são ocupados por mulheres, ultrapassando a média mundial.

Eu sempre quis trabalhar. Minha mãe tinha papelaria na década de 90 e eu lembro que, com 12 anos, implorava para ela me deixar atender na loja. Estou há 17 anos na Systêxtil, passei por praticamente todas as áreas e todas elas me ensinaram que meu maior desafio era ser respeitada e conseguir inspirar de alguma forma. Nunca me senti diminuída e nem menos capaz por ser “menina”. Fui criada sabendo que teria oportunidades desde que fizesse por merecer, por esforço e dedicação. Claro que tive fases rebeldes, mas mesmo durante esses períodos tive clareza de aceitar que, se eu não estava onde queria, isso se devia unicamente as minhas atitudes imaturas. 

Na área de TI o nosso desafio é ainda maior, pois muitas vezes o conhecimento não técnico acaba nos privando de certa confiança. Nosso desafio é produzir, gerar resultado e conquistar independência.

Nós, mulheres, temos a capacidade de sermos multitarefas (me desculpem os homens, mas esse poder é só nosso rsrs). Entretanto, essa vontade de abraçar o mundo e ter respostas para tudo, muitas vezes, acaba atrapalhando. Aqui vai meu reconhecimento para os homens, que conseguem focar em uma tarefa sem ao mesmo tempo pensar na lista de supermercado.

Sempre tive e tenho um grande mestre, meu pai, que nunca fez diferença pelo gênero. Ele me incentiva a evoluir, a pensar, a crescer e conquistar espaço. Nós precisamos sim, talvez, de um pouquinho mais de chocolate e colo, mas, reforçando: somos iguais. Trabalho e convivo com mulheres fortes e independentes, que me ensinam, me apoiam e me fazer rir - isso me motiva a ser cada vez melhor, a querer vê-las voar mais alto. 

Mulheres: não se comparem, não se deixem diminuir, movam as montanhas para quem vocês consideram ser merecedores por isso. Se amem e alcancem seu lugar no mundo. Sejam merecedoras dos aplausos independentemente da plateia.

Homens: valorizem e respeitem as mulheres da sua vida. Procurem entender suas particularidades e saibam que elas são capazes de mover montanhas por vocês (obs: se você é homem e está lendo essa matéria hoje, faça uma surpresa paras as suas mulheres no domingo. Se você demorou pra ler e deixou passar, ainda há tempo. Somos compreensivas quanto a datas, mas façam um mimo ainda hoje).

Em nome da Systêxtil, desejo um feliz dia das mulheres, especialmente para as minhas maravilhosas e talentosas parceiras de trabalho e nossas queridas clientes, que enfrentam os mesmos desafios diariamente!


Últimas do blog Systêxtil: 

LOJA SYSTÊXTIL: uma nova forma de extrair o máximo do ERP

Confira 5 dicas para reduzir custos e acelerar o crescimento na indústria têxtil

Cinco profissões do futuro que ainda não conhecemos


Voltar para o Blog

Inscreva-se para receber novidades