O portal Systêxtil

Já faz algum tempo que lançamos oficialmente o Portal Systêxtil, porém nunca falamos sobre a tecnologia implementada aqui e tudo o que foi feito


05/05/2016
Já faz algum tempo que lançamos oficialmente o Portal Systêxtil, porém nunca falamos sobre a tecnologia implementada aqui e tudo o que foi feito. Aparentemente tivemos uma grande mudança no layout modernizando e atualizando tudo dentro dele, mas vamos além de um rostinho bonito. As principais condições para que o site fosse reformulado é que ele fosse mais inteligente em relação a dados de acessos e sua estrutura fosse correspondente com as tecnologias mais atuais. Os dados eram já analisados pelo Analytics que é uma poderosa ferramenta do Google, porém os dados eram muito superficiais, e como tudo dentro da rede do Grande Buscador sempre se alteram e modernizam, nós precisávamos estar prontos para as mudanças.

As escolhas

Então precisávamos escolher uma plataforma para iniciar esse projeto, que tivesse atendimento completo a essa tecnologia de SEO (Search Engine Optimization), fosse responsiva e tivesse uma grande comunidade para suporte quando precisasse. Escolhemos o Wordpress. Logo Wordpress O Wordpress é o CMS (Content Management Systems) mais usado em todo o mundo, já chegando a fazer parte de mais de 80% de todos os sites baseados em alguma plataforma. Além disso, o Wordpress foi criado para ser um Blog, porém a ferramenta se tornou tão poderosa que hoje sites famosos, como The NewYork Times, BBC América e até o site do The Rolling Stones entre muitos outros, estão nesta plataforma. [caption id="attachment_1694" align="aligncenter" width="381"]Comparativo Posição de CMS em rank de 1.000.000 de sites melhor posicionados[/caption] Outra grande vantagem de se trabalhar com o Wordpress é a facilidade que se tem de encontrar ferramentas, plugins e templates. O que favoreceu muito para a adaptação das necessidades do Marketing da Systêxtil. Mas além da plataforma, nós precisávamos de um servidor que correspondesse as expectativas de crescimento e escalabilidade para acessos. Decidimos então criar o site sobre uma plataforma robusta utilizando o que há de mais moderno: AWS (Amazon Web Services). Hoje o portal está hospedado em um servidor Amazon EC2, com o Banco de dados RDS e um bucket S3 hospedando os arquivos de imagens, vídeos e outras mídias digitais. Logo AWS

E qual o ganho disso tudo?

Performance. Nosso foco é entregar ao cliente final um site rápido mesmo com todas as informações dinâmicas, imagens em alta qualidade e textos e efeitos. Simplesmente queremos a melhor experiência para os clientes, colaboradores e leads, e precisamos garantir a qualidade de nossa empresa desde o primeiro acesso.

O projeto

Iniciamos este projeto ainda em Novembro de 2015 com várias pesquisas e testes. Começamos trabalhando em um servidor compartilhado já para testar o tempo de resposta a medida que plugins e outras alterações eram implementadas e ai já tivemos várias trocas de ferramentas para otimizar e manter o portal estável. Em Dezembro fizemos uma pausa no projeto de criação do site para análise dos textos e criação do conteúdo pensando na relevância dos termos que seriam usados para melhor posicionamento nos buscadores. Este foi um momento crucial onde cada frase era modificada diversas vezes até chegar nas palavras corretas a serem usadas. Com os textos prontos e corrigidos, começamos o processo de criação das páginas. Criamos uma a uma pensando em cada público que estaria acessando ela, na prioridade da informação que queremos exibir e em todo o projeto de design para que fosse único e ao mesmo tempo respeitasse um padrão. Página a página o, ainda, site já tomava forma e se encaminhava para a transferência para o servidor da AWS. Em fevereiro de 2016, conseguimos concluir a transferência e o site estava oficialmente na nuvem e dia 4 de março durante o evento Painel Systêxtil nós apresentamos na frente de toda a empresa e alguns clientes convidados.

A tecnologia por trás de tudo

Nosso portal trabalha com muita inteligência ao que se refere a dados dos acesso. Com o Analytics do Google nós temos dados detalhados dos acessos, assim podendo entender melhor o nosso público. Além disso estamos usando uma tecnologia de heatmap que aponta exatamente onde os visitantes estão clicando. Isso possibilitou várias mudanças no site para melhorar o desempenho, manter o visitante mais atraído pelo conteúdo e gerar mais relevância no conteúdo para ferramentas de busca. Heat Map Systêxtil Também incluímos, por uma dica de nosso setor de tecnologia, um chat novo. Este chat está sendo atendido pelo setor comercial e fornece muitos dados que melhoram a qualidade do atendimento como IP do acesso, páginas visitadas antes de iniciar o chat e de que página este está entrando em contato. dashboard chat E não paramos por ai. Através de outra ferramenta de rastreio, nosso formulário de contato nós fornece mais informação para que o atendimento de lead receptivo tenha uma melhor qualidade de resposta. Nosso MM (Mail Marketing) também passou por um upgrade e agora conta com inteligencia e rastreio para saber o que está sendo relevante para quem recebeu e o que não foi relevante. Eu poderia escrever e contar cada outra ferramenta (crawlers , analytics ...) e como estamos lidando com cada situação aqui, mas com certeza esse texto não teria fim. Todos os dias uma pequena ou uma grande mudança acontece no site, no blog e nas ferramentas internas e isso é importante para manter a Systêxtil como líder nas buscas de ERP Têxtil e melhorar a experiência de quem estiver visitando.

Painel Interno do Portal

Uma grande novidade é a substituição das news semanais, pelo SNS (Systêxtil News da Semana) que, a partir do dia 23 de Maio, será o canal principal para essas informações não sendo mais publicado na wiki. Além de acessar o blog interno, através do painel interno qualquer colaborador/cooperado Systêxtil poderá contribuir com nossos conteúdos. É tudo muito simples, e você se sentirá muito recompensado em participar e dividir suas experiências. Veja como é simples: Faça o login, (http://www.systextil.com.br/login) escolhendo a opção "Interno", com seu e-mail Systêxtil e a senha de acesso para o portal. Você será redirecionado para "Minha conta", ou se já tiver logado acesse pelo menu superior. Área restrita Login Na página Minha conta vá em "Configurações" e em "Fazer uma postagem". No Painel você poderá usar o Rascunho ou então pelo menu lateral esquerdo Posts > Adicionar Novo. Pronto! Agora escreva o seu próprio artigo que você achar interessante compartilhar com todo mundo. Painel Interno Se for algo interessante compartilhar com todos, você poderá selecionar as categorias que melhor se encaixa o seu artigo ou então apenas selecionar Blog interno para que isso seja publicado apenas dentro da empresa. Categorias O conteúdo será analisado e revisado pela equipe responsável. Imagens serão selecionadas para representar o seu conteúdo e assim que tudo estiver pronto, teremos o prazer de publicar. Esperamos que vocês possam apreciar todo o trabalho que estamos fazendo aqui nos enviando um comentário aqui em baixo :) .

Inscreva-se para receber novidades