Qual o futuro da moda pós-pandemia? Será o fim do "fast fashion"?

Especialistas apostam em abordagens menos focadas em tendências rápidas e coleções não sazonais.


POR Comunicação Systêxtil, - 22/07/2020

Você já se perguntou qual será o futuro da moda no mundo pós-Covid? Há mais dúvidas do que certezas, é claro. Mas podemos prever que o mercado passará por grandes transformações.

Analistas de tendências afirmam que o choque no sistema causado pelo Covid-19 pode forçar as empresas de moda a reavaliar seus modelos de negócios. Sem viagens, feiras, eventos e passarelas, com lojas físicas parcialmente fechadas e um aumento de estoque não vendido, as marcas deverão se reinventar e realizar mudanças em suas operações.

No futuro da moda, especialistas apostam em um mundo com menos tendências marcadas, voltado para a sustentabilidade com itens mais básicos e duráveis. As marcas terão que olhar para si e buscar diferenciação dentro de suas essências. Ser mais criativa, atemporal e buscar insumos economicamente e ecologicamente sustentáveis, privilegiar o comércio local, além de ter uma visão a longo prazo.

A indústria da moda, segundo estes especialistas, também precisa buscar inteligência quando se trata de design, escolhendo os materiais olhando para além da estética e conforto, mas para a circularidade e ciclo de vida dos itens de vestuário.

Deve haver também um crescente uso das redes sociais como canal de engajamento com os atuais e futuros clientes, oferecendo conteúdo de qualidade que os façam gostar e confiar na marca. Nesse contexto, se adaptar ao comércio online é uma obrigação para o empreendedor de moda, que deverá atender aos parâmetros do chamado omnichannel – uma estratégia bem mais ampla de vendas na internet e em múltiplos canais que vamos falar em um próximo post.

Num mundo pós-Covid, regras tradicionais não mais existirão. Essa crise se mostra como uma oportunidade para cada marca repensar a sua proposta; uma folha em branco.

As mudanças não estão nas mãos do vírus – e sim nas mãos da sociedade e ocorrendo em uma velocidade jamais vista. Estilistas, designers e integrantes da indústria da moda têm pensado e trabalhado nas suas coleções com outro viés.

O que devemos esperar? Qual será a nova moda quando a pandemia passar? Vale a pena refletir.


Últimas do blog Systêxtil: 

Dashboards customizáveis por usuário com a tecnologia do Systêxtil ERP

Homewear: conheça a tendência que veio para ficar... em casa!

Os ataques cibernéticos estão aumentando. Sua empresa está prevenida?


Voltar para o Blog 

Inscreva-se para receber novidades