ROI: o que é e como calcular o retorno de um sistema de gestão

Para isso você deve considerar os benefícios da solução e contabilizar os custos.


POR Comunicação Systêxtil, - 14/04/2021

Estar em dia com a Indústria 4.0 e investir constantemente em novas tecnologias é fundamental para as empresas que buscam crescimento e diferenciação no mercado.

Nesse sentido, um dos investimentos do momento na Indústria Têxtil vem sendo um sistema de gestão ERP, pois ele automatiza as atividades, otimiza processos e reduz consideravelmente os custos da empresa. Um software de gestão empresarial também tem uma das melhores taxas de ROI generalizado. Mas o que é ROI?

ROI é a sigla em inglês para Retorno Sobre o Investimento, uma métrica que indica o quanto a empresa ganha investindo em uma determinada ação ou aquisição.

Para saber se o investimento no sistema de gestão vai dar retorno, é preciso analisar os benefícios e economias que o software trará ao negócio, tanto tangíveis quanto intangíveis, e os custos que a empresa terá com a aquisição da ferramenta.

Entre os benefícios de colocar um sistema de gestão na fábrica têxtil estão:

- Automatização das tarefas, eliminando a necessidade de recursos humanos, horas extras, mão de obra adicional e retrabalhos.

- Aumento da produtividade, fornecendo informações mais precisas sobre o que realmente deve ser comprado, fabricado e como estão os estoques tanto de matéria-prima como de produto acabado;

- Gestão financeira assertiva;

- Segurança contábil, com o bloco K e outras obrigações fiscais da empresa sempre em dia;

- Envio de informações ao Fisco de maneira automática, reduzindo chances de multas e/ou sanções;

- Integração dos departamentos, máquinas e outros sistemas;

- Redução de custos operacionais;

- Melhor planejamento e controle de todos os itens da empresa;

- Emissão e organização das notas e outras atividades contábeis;

- Aumento da receita e de economias, otimização dos processos e relatórios com informações gerenciais importantes;

Já os custos com o investimento podem variar dependendo de cada software. Entre eles, basicamente estão a arquitetura do sistema, quantidade de usuários, horas de treinamento, implantação, customizações adicionais, licença do software, entre outros.

É importante ressaltar que o ROI é uma projeção, ou seja, uma estimativa do quanto de retorno o investimento poderá trazer ao negócio. Geralmente, este retorno ocorre em médio ou longo prazo, mas em curto prazo já é possível obter algumas análises.

Comece a fazer os cálculos hoje mesmo do quanto um sistema de gestão pode ajudar a sua empresa a obter melhores resultados. Fale com nossos especialistas e saiba como ter um ROI alto com a tecnologias do Systêxtil ERP.


Últimas do blog Systêxtil:

Análise financeira e de produção do pedido de venda no Systêxtil ERP

User Experience (UX): Usabilidade do produto aliada à experiência do usuário

[VÍDEO] Systêxtil 30 anos: "sentimento é de dever cumprido"


Voltar para o Blog 

Inscreva-se para receber novidades