Toda empresa que busca profissionalização e organização dos seus processos passa pelo momento de escolher um sistema de gestão empresarial. Hoje, um ERP - do inglês Enterprise Resource Planning, ou planejamento de recursos da empresa - é a ferramenta que faz esse serviço de maneira eficiente, integrando todos os departamentos e etapas do negócio e oferecendo dados importantes em tempo real para tomadas de decisão.
Quando se trata de escolher a melhor forma de armazenar essas informações, fica a seguinte dúvida: devo escolher um software local ou em nuvem? Qual a diferença entre eles e porque a nuvem seria a melhor opção para hospedar esse sistema de gestão?
Um ERP local, também denominado como ERP On-Premise, pode ser entendido como o software de gestão instalado direto no hardware e servidores da empresa, sendo gerenciado pela equipe de TI própria da organização. Já um ERP Cloud (ou na nuvem), permite acesso pela internet e é mantido pelo fornecedor.
Nos tempos pós-modernos de um mercado cada vez mais competitivo, um sistema tecnológico e performático, rodando na nuvem, atende com mais eficiência o seu negócio. Para começar, um software na nuvem fornece garantia de serviços e sua empresa não terá mais prejuízos com paradas de sistema. Além disso, o sistema pode ser acessado de qualquer dispositivo e em qualquer lugar, fornece mais segurança dos dados e das informações, realiza backups e atualizações do ERP de maneira automática, monitora o banco de dados e elimina os custos com manutenção, infraestrutura, servidores, outros softwares e sistemas de ambiente. Também são extramente visíveis os ganhos de velocidade na execução das rotinas diárias, o banco de dados fica disponível em tempo integral e a partir de qualquer mecanismo e o usuário ganha mobilidade, conectividade e autonomia.
Preparamos um conteúdo para você entender as principais diferenças entre um sistema local e um sistema na nuvem. Acesse o comparativo gratuito, clicando na imagem abaixo!