Sistema para chão de fábrica e suas funcionalidades

Veja como é possível gerar mais resultados com a mesma capacidade produtiva.


POR Comunicação Systêxtil, - 04/06/2021

O chão de fábrica é o coração de uma empresa e requer cuidados especiais. É o setor onde ficam os funcionários e máquinas que de fato produzem os produtos, ou seja, a fonte do negócio, a base de tudo.

Hoje, com a retomada da indústria, é impensável pensar no chão de fábrica sem a presença da tecnologia, sejam elas máquinas, ferramentas ou sistemas. Mas, de nada adianta equipamentos modernos se não existir um acompanhamento preciso e fidedigno, bem como organização e integração do setor com todos os demais departamentos da empresa. Afinal, o coração sozinho não mantém o corpo com vida – é preciso que todos os órgãos estejam em sintonia.

É por isso que a grande aposta das empresas que visam a racionalização dos processos e crescimento do faturamento está em tecnologias de gestão automatizada. Um sistema para chão de fábrica realiza a gestão de todas as atividades relativas ao setor produtivo da empresa, colaborando em diversos sentidos, entre eles: agilizando os processos; rastreando produtos; melhorando e otimizando a produção (identificando máquinas e colaboradores ociosos); reduzindo retrabalhos, perdas na produção, custos e desperdícios; e fornecendo uma visão analítica do chão de fábrica.

O Systêxtil ERP atende com especialidade o chão de fábrica da indústria têxtil, com engenharia dinâmica e recursos pensados para a realidade dessa produção. Entre eles estão a rastreabilidade dos produtos e processos; geração e apontamento de ordens; controle da produção e estoque; leituras com coletor e código de barras; RFID e QRCODE nas etiquetas; cadastros, painéis e gráficos de fácil usabilidade, entre outros. 

Vale destacar que, apesar das transformações tecnológicas no setor de produção, os processos do chão de fábrica de uma indústria têxtil ainda são um tanto manuais, se comparado a outras indústrias e um sistema genérico não consegue compreender essa particularidade. Nesse sentido, um sistema especialista como o Systêxtil ERP utiliza das mais novas tecnologias para o apontamento e controle dos processos manuais, além de integrar com máquinas e toda a fábrica de ponta a ponta, em tempo real, com disponibilidade, rapidez e segurança que só o armazenamento na nuvem é capaz de proporcionar.


Últimas do blog Systêxtil:

Veja 5 vantagens de um sistema Especialista

Gestão sustentável da indústria têxtil

[VÍDEO] Systêxtil 30 anos: "Oportunidade incrível de aprender"


Voltar para o Blog 

Inscreva-se para receber novidades