A tecnologia da nuvem a favor do Home Office

Trabalhar remotamente pode ser um grande desafio se tecnologia não acompanhar o ritmo da sua empresa.


POR Comunicação Systêxtil, - 20/03/2020

⌚ Tempo de leitura: aproximadamente 3min.  

Provavelmente você está lendo esse texto do seu escritório improvisado ou de algum lugar da sua casa, o agora popular "Home Office". Nesse momento que estamos sendo orientados a não ir para nossos trabalhos, nem realizar atividades ao ar livre ou em algum outro ambiente que não seja a nossa casa, a tecnologia torna-se grande aliada de uma rotina um pouco diferente do que estamos acostumados. Não precisamos nem citar a importância dela no próprio combate ao Coronavírus (Covid-19), com soluções de comunicação e videoconferência, pesquisas de diagnósticos e tratamentos, mapas em tempo real, transporte de objetos com drones, enfim, diversas ferramentas.

Para as empresas, escolas e demais locais que estão cumprindo a orientação de fecharam suas portas, a tecnologia fornece valiosos recursos para que a produtividade continue (ou, pelo menos, não pare por completo). Assim como escolas estão enviando conteúdos on-lines aos estudantes, muitas empresas estão mantendo seus funcionários trabalhando de casa, de maneira remota, cada um cumprindo com suas responsabilidades. 

Essa mudança de rotina pede, além da compreensão de todos, ferramentas que as habilitem e as façam funcionar de maneira eficaz. Além de falta de equipamento para os funcionários (notebook, por exemplo) problemas de conexão de internet podem prejudicar reuniões on-lines, download de arquivos e demais tarefas. Programas ou softwares de gestão de atividades, que necessitam de infraestrutura local, tampouco poderão ser acessados do seu escritório improvisado ou do seu celular, enquanto você assiste aos noticiários da televisão. 

Por mais que a epidemia seja um fator extremamente negativo para o mundo, não há como negar que um momento crítico leva experiências diferentes à sociedade. Falando da tecnologia em si, a situação oportuniza nos reinventarmos e criarmos coragem para testar o uso de novas tecnologias já disponíveis, que facilitem o trabalho, estudos, lazer e demais atividades à distância.

Já falamos muito das vantagens do armazenamento na nuvem, que permite o acesso às informações de maneira remota e segura. Aqui, podemos abrir um parênteses para dizer que, num momento como este, clientes Systêxtil estão tendo facilidades com o ERP na nuvem, podendo trabalhar de casa sem maiores complicações e impactos em seus negócios.

Mas isso vale para todos nós. Apostar na automatização e investir em tecnologias eficientes que vão suportar grandes demandas de acessos, com segurança e garantindo a qualidade dos serviços mesmo à distância, não é um gasto: é uma escolha inteligente que garante o desempenho, flexibilidade e agilidade da empresa, seja ela qual segmento for.

Em tempos de incertezas e instabilidades, é fundamental desenvolver o próprio diferencial competitivo e tornar seu negócio mais dinâmico e com maior capacidade de adaptação às mudanças. Mesmo com a tecnologia ao nosso favor, estamos na torcida para que este período de restrição do convívio social seja o mais breve possível. Entretanto, também podemos encarar como a chance de promover um processo de transformação digital e inovação tão discutido e almejado por todos.


Últimas do blog Systêxtil: 

Um ERP completo para os quatro grandes mundos da indústria têxtil

Falta pouco para a LGPD entrar em vigor. Sua empresa está preparada?

"Nosso desafio é produzir, gerar resultado e conquistar independência"



Voltar para o Blog

Inscreva-se para receber novidades