Tintureiro: uma profissão que resiste ao tempo

O Dia do Tintureiro, celebrado em 3 de agosto, homenageia uma das profissões mais antigas que existe.


POR Comunicação Systêxtil, - 04/08/2020

Essa semana comemoramos o Dia do Tintureiro. Mas você sabe quem são os tintureiros, o que de fato eles fazem e porque essa profissão é homenageada no dia 3 de agosto? 

O Tintureiro é o profissional que trabalha no tingimento de tecidos de diversos tipos, além de artigos de vestuário, couros e peles. Um tintureiro precisa dominar as técnicas de tingimento específicas para cada tipo de tecido, como lã, algodão, seda e etc, além de ter conhecimento sobre as tonalidades certas a serem aplicadas. 

Antigamente, era comum que o tintureiro também cuidasse das roupas de forma geral, passando e engomando os trajes de seus clientes. Mas, hoje, ele é basicamente responsável por operar a máquina de tingimento e verificar o abastecimento de matérias-primas e corantes. 

A arte de tingir tecidos e produtos é tão antiga quanto a humanidade. A tinturaria teve grande importância ainda lá pelos anos 2.000 antes de Cristo. Nesta época, as roupas sagradas, usadas pelos faraós e sacerdotes, eram tingidas com cores vibrantes, estabelecendo uma divisão de castas sociais. 

Os corantes mais usados eram obtidos de plantas, árvores, moluscos e insetos e, para fixá-los no tecido, os tintureiros utilizavam um procedimento a base de sais inorgânicos, como alúmen, sais de ferro ou cobre. Hoje, com toda a tecnologia disponível, o processo de tingimento é feito através de sistemas modernos e máquinas desenvolvidas especialmente para este fim. 

Por fim, o dia 3 de agosto foi a data escolhida por ser o dia da padroeira desses profissionais: Santa Lídia, uma comerciante de púrpura e uma das primeiras cristãs na Europa. Sua cidade, Tiatira, na Ásia, tornou-se notável em razão dos famosos tecidos de púrpura e da indústria de tinta.

As tecnologias evoluem, as técnicas mudam, mas podemos considerar que uma coisa permanece a mesma: graças aos tintureiros, os tecidos que usamos têm vida, alma e personalidade. Parabéns a esses talentosos artistas e importantes profissionais que engrandecem a indústria têxtil e da moda, tanto brasileira como de outras nações.

Clique aqui e saiba que a tecnologia do Systêxtil ERP oferece para o setor de tinturaria e beneficiamento de tecidos.


Últimas do blog Systêxtil: 

Cliente Systêxtil conclui integração de seu e-commerce com o sistema de gestão

Diferenciais do Systêxtil ERP: Cadastro de produto e ficha técnica

Qual o futuro da moda pós-pandemia? Será o fim do "fast fashion"?


Voltar para o Blog 

Inscreva-se para receber novidades