Você conhece os seus processos?

Implantar um sistema de gestão na fábrica ou migrar de software, além de trazer diversas vantagens, também ajuda a mapear os processos da empresa.


POR Comunicação Systêxtil, - 10/12/2020

São muitos os benefícios que a implantação de um sistema de gestão pode trazer para empresa, como tecnologia, controles mais efetivos, relatórios assertivos, agilidade no dia-a-dia, auxílio na tomada de decisão, redução de erros, segurança, regulamentação com o fisco, melhores resultados e eficiência, entre muitos outros. Mas o que poucos sabem é que, quando a empresa opta por implantar um sistema ou realizar uma migração de software, algo de muito valioso acontece: é hora de rever e mapear, minuciosamente, os processos da fábrica.

A implantação de um ERP influencia diretamente na forma como a organização gerencia seu fluxo de trabalho e está atrelado com o entendimento dos processos internos da empresa, pois eles são os responsáveis pelo andamento das atividades e pelo resultado final.

O primeiro passo é identificar alguns fatores que se relacionam com a cultura da empresa, traçando os objetivos almejados com a implantação do sistema. Depois, a empresa deve desenhar os processos de forma funcional e é nesse momento que são encontradas falhas e erros que passam despercebidos com a correria do dia-a-dia. Enfim, é chegada a hora de reunir os responsáveis das áreas envolvidas e definir os processos que necessitam de atenção, melhorias e/ou modificações.

Mudança, substantivo feminino que divide os sentimentos. Por um lado, causa medo e insegurança; por outro, tem efeito de transformação e energia. Mudanças, em um primeiro momento, não soam bem e há muita resistência por parte da companhia.

Mas, com tantos benefícios que um sistema especialista pode trazer em curto, médio e longo prazo, resistir a uma transição para o melhor, seja com a implantação de uma ferramenta tecnológica ou uma migração para nova versão ou novo software, significa atrasar o desenvolvimento e evolução do negócio. E rever os processos da fábrica é como abrir um mapa, visualizar os caminhos, os obstáculos e traçar uma estratégia para chegar ao resultado desejado.


Últimas do blog Systêxtil:

Generalizados X Especialistas: Qual a melhor escolha?

Sua empresa está preparada para a Black Friday?

VÍDEO: Sistema de Gestão para Tecelagem e Malharia


Voltar para o Blog 

Inscreva-se para receber novidades