Você está preparado para a retomada do consumo?

Empresas têxteis devem aprimorar sua gestão para atender aos novos tempos.


POR Comunicação Systêxtil, - 05/05/2021

O ano de 2020 nos surpreendeu com a chegada do Coronavírus, causando diversas preocupações e amargando enormes prejuízos. A grande maioria da população mundial teve restringido o acesso ao trabalho e, consequentemente, ao consumo, sem contar os transtornos causados na vida social e, principalmente, no setor da saúde.

Diferente dos setores considerados essenciais, tais como supermercados, farmácias e etc., o setor têxtil foi um dos mais penalizados pelas regras do isolamento social. O home office e a suspensão de eventos foram alguns dos fatores que desestimularam a renovação do guarda-roupa e, como exemplo, o mês de março de 2020 chegou a registrar queda de 90% no volume das vendas do vestuário em relação ao mês anterior.

Você deve lembrar que, na metade daquele ano, o setor têxtil, que praticamente paralisou as atividades no início da pandemia, foi pego de surpresa com a forte volta dos consumidores às compras. Parte dessa demanda foi impulsionada pelo auxílio emergencial.

Com o algodão mais caro para a indústria (o dólar cotado a mais de R$5), exportações sendo mais vantajosas e poucos insumos disponíveis no mercado nacional, muitos empresários tiveram que correr atrás de matéria-prima.

Agora, com o avançar da vacinação da população, o término da “demanda reprimida” e com as pessoas retomando suas rotinas, tanto no trabalho quanto na vida social, muitos voltaram a comprar de forma mais consistente. Segundo especialistas, os primeiros segmentos que sentiram os efeitos da crise também devem ser os primeiros a se recuperar.

Prepare a sua empresa para a retomada da economia. Um sistema de gestão ERP garante melhor controle e mais eficiência a sua produção, otimizando o consumo de matéria-prima e evitando desperdícios. Fique atento: as empresas menos preparadas correm o risco de ficar pelo caminho.

 

Últimas do blog Systêxtil:

Sua marca apoia alguma causa social? Saiba que a Geração Z liga muito pra isso!

5º Congresso Internacional da Abit está confirmado e vai ser digital

ROI: o que é e como calcular o retorno de um sistema de gestão


Voltar para o Blog 

Inscreva-se para receber novidades