Você está preparado para ser um “digital sapiens”?

Habilidades e conhecimento em ferramentas tecnológicas serão cada vez mais necessárias.


POR Comunicação Systêxtil, - 03/09/2020

Em razão da pandemia, especialistas dizem que, em se tratando do meio digital, nós avançamos cinco anos em cinco meses. Esse novo ambiente que criou-se com uma vida social e profissional mais "on-line" do que "face a face", com jornadas remotas, educação, cultura e entretenimento à distância, exigiu de nós mais habilidades nas ferramentas tecnológicas e nos métodos digitais do que antes.

Hoje, mais do que nunca, é fundamental buscar conhecimento em tecnologia e habilidades didáticas para nos relacionarmos “humanamente” no mundo digital. Nós, homo sapiens, estamos caminhando em direção de nos tornarmos “digital sapiens”, aqueles cujo conhecimento no mundo digital supera os conhecimentos do mundo físico.

Vamos simular uma situação. Você vai realizar um "webinar" para seus colaboradores com o objetivo de engajá-los em uma nova ação; na abertura, o vídeo que você tinha planejado não roda, por causa do formato; aí você chama o entrevistado e o som dele não fica audível, gerando ruídos; então você inicia uma explanação interessante e a internet fica instável, fazendo com que os participantes abandonem o webinar. No final, você tem que encarar toda a repercussão negativa e uma avaliação insatisfatória da iniciativa, que tinha o intuito de ser boa. Seria um vexame, não?

Saiba que o futuro, que traz consigo essa interação mais remota, espera de nós muito conhecimento nas ferramentas digitais. Além das habilidades, é importante sempre estar atento e preparado, realizando testes com antecedência de tudo o que for utilizar, como áudios, vídeos, links e conexões.

Claro que imprevistos sempre podem acontecer, tanto no mundo digital quanto no físico. Por isso, é importante ter jogo de cintura e criatividade, mudando de rota sempre que necessário, o que é natural do homo sapiens (que, aliás, vem sendo cada vez mais esperado em qualquer ambiente).

Quanto ao “Digital Sapiens”, essa evolução solicita que sejamos cada vez mais íntimos e qualificados na tecnologia que nos cerca. Nessa nossa nova versão, somos todos passageiros de primeira viagem. Ainda temos muito o que avançar.


Últimas do blog Systêxtil: 

Danfe Simplificada é o novo recurso disponível no Systêxtil ERP

Administre os imobilizados da sua empresa com o Módulo Patrimonial

Veja as vantagens de um sistema WEB para a gestão da sua empresa


Voltar para o Blog 

Inscreva-se para receber novidades